Hoje, dia 28 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Brincar, e as Conversas com Barriguinhas não quiseram deixar de celebrar este dia tão importante para as crianças e futuros pais. Antes de irmos ao detalhe dessa comemoração, vamos perceber como surgiu esta data, qual o seu propósito e a importância de brincar na infância.
Dia Internacional do Brincar
Como surgiu?
O Dia Internacional do Brincar (World Play Day, em inglês) foi criado em 1999 pela iniciativa de Freda Kimo, a então presidente da International Toy Library Association (ITLA), com o objetivo de dar ênfase ao 31º artigo da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, no qual se destaca que todas as crianças, sem exceções, têm o direito a descansar, relaxar, brincar e participar em atividades educativas e culturais.
A importância do Brincar
Segundo uma nota publicada no site da Ordem dos Enfermeiros, pode ler-se que “brincar é uma das atividades mais importantes para a criança” que lhe “permite tomar conhecimento com o mundo e com o meio que o rodeia, desenvolve as capacidades auditivas, visuais e sensório-motoras, facilita a estabelecer relações sociais e os valores da sociedade. Por outro lado, a criança também desenvolve as suas capacidades intelectuais, criatividade, imaginação, sentido figurativo e representativo”.
Os jogos, as brincadeiras e alguns brinquedos estimulam diversas aprendizagens e competências das crianças. As brincadeiras fisicamente mais ativas (correr e saltar, por exemplo) é, de acordo com os especialistas, as mais adequadas para o desenvolvimento muscular e o “libertar o excesso de energia”.
No artigo destacam ainda que é através das brincadeiras de criança que estas “exploram a natureza e o mundo que as rodeia. Com a partilha de brinquedo aprendem as relações sociais – o dar e o receber – testam as suas capacidades e ao compararem-se com os outros iniciam um processo de auto consciência. Percebem quem são e qual o seu lugar no mundo, o certo e o errado, assumindo as responsabilidades das suas acções”.
Como estimular o cérebro do seu bebé ?
É, nesse sentido, que as Conversas com Barriguinhas vêm hoje às 17 horas assinalar esta data com uma sessão em livestreaming para dotar os futuros pais de formas simples, eficazes e cientificamente comprovadas de estimular o cérebro do seu bebé, algo extremamente importante para o seu desenvolvimento psíquico.
A sessão será orientada pela Dra. Clementina Almeida, Psicóloga Pediatra da ForBabies Brain, e abordará temas como a imaturidade do cérebro do recém-nascido, como potenciar o desenvolvimento saudável do bebé e quais as brincadeiras mais adequadas para estimular os sentidos.
Além disso, haverá ainda espaço para um especialista em células estaminais da Crioestaminal esclarecer a importância de criopreservar as células estaminais do cordão umbilical do seu bebé.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do link: https://www.conversascombarriguinhas.pt/evento/conversas-com-barriguinhas-live-22.