O bebé acabou de adormecer, e milagrosamente não se sente exausto e precisa urgentemente de aspirar a casa? Força! Este é o momento adequado para tal. Porquê? Porque vai estar a produzir “ruído branco” que é um autêntico bálsamo calmante, mas em forma de som.
Sabe em que consiste o “ruído branco”?
Este “ruído branco” é na verdade o resultado da combinação de todas as frequências de um som que são audíveis pelo ouvido humano. Esta combinação resulta em algo similar ao ruído das frequências de rádio não usadas (estática) e tem a capacidade abafar todos os outros ruídos no meio-ambiente.
Desta forma, quando o bebé está a adormecer, por exemplo, ao ser exposto a um ruído branco, provavelmente não irá ser perturbado por outros sons, nomeadamente as vozes dos pais, os programas de TV, o cão a ladrar, entre outros sons que possam interferir com o sono.
O que é considerado ruído branco?
Já vimos que o som do aspirador entra na categoria de ruído branco. O mesmo se aplica para a estática produzida por um rádio. Mas há muito mais: a chuva a cair, a máquina de lavar loiça, uma ventoinha, o ar condicionado, água a correr, o secador de cabelo, só para citar alguns ruídos brancos que pode produzir em casa.
O que têm em comum estes sons? Bem, são sons que oferecem uma espécie de zumbidos e sussurros numa frequência baixa e constante. E estes sons ajudam a adormecer os bebés (e não só) porque possuem a capacidade de abafarem todos os outros sons.
Como é que ajuda o bebé a adormecer?
O ambiente fora do útero é na verdade relativamente calmo para um bebé recém-nascido. Porquê? Porque durante os meses que o bebé passou dentro do útero (a partir das 15 semanas de gestação que é quando começam a ter a capacidade de audição), chegavam aos ouvidos do bebé o som do fluxo sanguíneo da mãe, bem como do funcionamento do seu aparelho digestivo, do coração a bater e outros sons, filtrados pelo líquido amniótico.
Por isso, o som do útero é reconfortante para o bebé e ajuda-o a acalmar e a adormecer pois é-lhe tão familiar.
No fundo, o que o bebé ouvia dentro do útero era um ruído branco. Há um estudo de 1990 que revelou que 80% de recém-nascidos expostos a ruído branco adormecerem no espaço de cinco minutos, em comparação com apenas 25% dos bebés de um grupo de controlo (para comparar) que adormeceram espontaneamente.
Como posso produzir ruído branco?
Afinal, acabou por sentir-se cansado e decidiu juntar-se ao bebé na sua sesta? Há outras formas de produzir ruído branco para que ambos durmam, bem…como bebés.
Eletrodomésticos da casa
Já viu acima exemplos de ruídos brancos em que mencionámos alguns eletrodomésticos na sua casa: secador de cabelo, máquina de lavar, frigorífico, e qualquer dispositivo que emita um ruído repetitivo ou constante de baixa frequência.
O som “shhhh”
Este é um som que a maioria dos pais usa com os bebés, de forma automática. Realmente o som “shhhh” consegue simular o som do interior do útero, exercendo um efeito tranquilizante sobre o bebé.
Aplicações para smartphones ou tablets
Existem inúmeras aplicações com ruído branco, cuja maioria é gratuita. E mais, muitas continuam a produzir ruído branco até que não necessite e decida desligar a aplicação.
Máquina de ruído branco
Se o seu bebé é daqueles que não conseguem adormecer com nada, nem sequer com a clássica volta de carro (lá está, o motor do carro a funcionar é um ruído branco), poderá optar por comprar uma máquina de ruído branco. Pode encontrar muitas online, como a que acabámos de apresentar.