Como preparar o animal de estimação para a chegada do novo bebé? A chegada de um novo bebé é um período de grande alegria mas também de mudanças profundas na vida de uma família. E para quem tem um animal de estimação, já deve saber que este também sentirá essas mudanças.
Portanto, há que preparar o seu adorado bichinho para a chegada do novo membro da família. Sim, sabemos que é ainda mais trabalho além de todo o que já têm na lista. Mas preparar o seu animal de estimação não requer muito trabalho, como verá nas dicas abaixo.
Se o seu cão salta com as patas da frente para si, comece a treiná-lo para não o fazer. Assim, quando tiver o bebé ao colo ele irá manter-se no chão. Se não quer que o gato durma no berço do bebé, comece a estabelecer essa regra antecipadamente.
Faça alterações de objetos e mobília na casa antecipadamente
Como já deverá saber, os cães e gatos sentem qualquer alteração na atenção que recebem. É indiscutível o facto que o novo bebé irá fazer com que deixem de ser o centro das atenções.
A melhor forma é prepará-los de forma gradual. Se o seu cão não é obediente tente treiná-lo. Quanto aos gatos, que são naturalmente desobedientes, é impossível treiná-los, como bem deve saber. Procure então montar o quarto do bebé, o berço e outras mudanças o mais cedo possível. Alguns dos futuros brinquedos do bebé podem também ser espalhados pela casa antecipadamente. Assim, o bichano terá tempo suficiente para explorar e habituar-se às novidades.
Altere as rotinas necessárias antes da chegada do bebé
Como vimos acima, a chegada do bebé irá causar muitas mudanças. Para preparar o seu animal de estimação para o que aí vem, pode começar a fazer mudanças de forma gradual. No caso dos cães, pode reduzir o tempo de passeio e até levar o carrinho de bebé vazio para que se habituem. Se é a pessoa responsável pelos cuidados ao bichinho, poderá delegar alguns desses cuidados, se necessário.
O fundamental aqui, é que faça as alterações gradualmente para que o seu animal de estimação não as associe ao novo bebé.
Exponha o seu animal de estimação ao odor e sons dos bebés
Os animais de estimação gostam de tranquilidade, especialmente os gatos. O novo bebé só consegue expressar desconforto ou necessidades através do choro. Isto pode causar stress ao seu animal de estimação.
Por isso, exponha gravações de sons comuns dos bebés, nomeadamente o choro, ao seu amigo de quatro patas. Isto fará com que se familiarize com os mesmos. Melhor ainda, dar um pequeno petisco ao seu animal de estimação quando puser as gravações, vão fazê-lo associar o choro do bebé a algo positivo.
Assim que o bebé nascer, traga roupa que ele tenha usado para casa
Outra forma de preparar o animal de estimação para a chegada do novo bebé, é expô-los ao odor dele. Assim, antes de ter alta hospitalar, se o seu companheiro ou familiar trouxer a primeira roupa usada pelo bebé, poderá familiarizar o bichinho ao odor do mesmo. Assim, irá facilitar também a apresentação do novo membro da família ao seu amigo de quatro patas.
Apresentação do novo bebé ao animal de estimação deve ser tranquila
Ao chegar a casa com o novo bebé pela primeira vez, espere um pouco até apresentar o novo bebé ao seu cão ou gato. Primeiro cumprimente o animal da forma habitual. Espere até tudo acalmar de novo. Depois, faça-o gentilmente, tendo o cuidado de respeitar o espaço do seu animal. É boa ideia manter o cão preso pela trela. Mantenha o bebé sempre nos braços e NUNCA o deixe sozinho com o seu animal de estimação.
Com estes pequenos ajustes, vai com toda a certeza conseguir preparar o animal de estimação para a chegada do novo bebé de forma harmoniosa.