Às 7 semanas de gravidez o seu bebé continua a desenvolver-se a bom ritmo e é cerca de dez mil vezes maior do que na data da conceção. Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não funcionam. Pode eventualmente sentir uma ligeira alteração na barriga, pois o seu útero começa a inclinar-se para a frente. Eis o essencial sobre a 7ª semana de gestação.
7 semanas de gravidez são quantos meses?
7 semanas de gravidez são 2 meses. Está no 1º trimestre da sua gestação. Faltam 231 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 7 semanas de gravidez
Às 7 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de um mirtilo!
Com 7 semanas de gravidez o bebé mede cerca de 13 mm (medida da cabeça à anca) e pesa aproximadamente 1 g.
O desenvolvimento do bebé
Cabeça e cérebro
O embrião adquire a forma de um “C”, com a cabeça ainda irregular, inclinada para a frente e desproporcional relativamente ao resto do corpo.
O cérebro atravessa uma fase de grande desenvolvimento. As suas células estão a formar-se a um ritmo de 100 por minuto e estabelecem-se as primeiras ligações nervosas entre a retina e o cérebro.
Órgãos
Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não funcionam. Os rins já se encontram no seu lugar e começam a preparar-se para excretar urina.
O coração já tem quatro cavidades e o batimento cardíaco é visível através de uma ecografia. Este bate ao dobro da velocidade de um adulto, cerca de 150 batidas por minuto.
Rosto
O rosto começa a ganhar forma: distinguem-se as narinas e o sulco das gengivas. Os olhos, um de cada lado da cabeça, são pontos escuros.
Braços, pernas, mãos e pés
Os braços e as pernas continuam a crescer e alongam-se. As mãos e os pés ainda não se distinguem claramente, pois os dedos mantêm-se ligados por uma fina membrana.
Pele
A pele do bebé é tão fina que se conseguem ver os vasos sanguíneos por baixo dela.
Movimentos do bebé
O bebé já se mexe muito, mas como é tão pequenino ainda não o consegue sentir, o que poderá acontecer por volta das 18 semanas da gravidez.
Curiosidades das 7 semanas de gravidez
- Os dentes do bebé já se estão a formar dentro das gengivas;
- Formam-se as gônadas (testículos ou ovários).
7 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
Com 7 semanas de gravidez, o seu corpo trabalha sem parar para fornecer todos os nutrientes necessários ao rápido desenvolvimento do bebé.
Por esta altura, surgem os primeiros sintomas associados à gravidez. Ao longo das próximas semanas, ocorrem uma série de alterações hormonais que afetam todos os órgãos e sistemas do seu corpo.
Talvez já note uma ligeira alteração na barriga, pois o seu útero começa a inclinar-se para a frente. O crescimento uterino pode provocar algum desconforto ou mesmo dor na parte inferior do abdómen.
Sintomas das 7 semanas de gravidez
Ausência de menstruação
A ausência de menstruação é dos primeiros sintomas de gravidez. Os ovários deixam de produzir novos óvulos e o ciclo fica suspenso até ao nascimento do bebé. Desta forma, o seu corpo impede uma nova gestação e foca todas as suas energias no desenvolvimento do bebé.
Náuseas e vómitos
Os enjoos e falta de apetite e os vómitos nas primeiras semanas da gravidez são provocadas pela hormona beta-HCG e afetam cerca de 50 a 90% das grávidas. Estas surgem por volta das 5–6 semanas e desaparecem após as 12–16 semanas. Contudo, algumas mulheres têm este sintoma até ao final da gestação. Nestes casos, deve ser dada ainda mais atenção à alimentação para que não faltem nutrientes ao bebé e à própria mãe.
Cansaço
As alterações hormonais atuam também ao nível neurológico, o que significa que pode viver num estado semipermanente de sonolência e cansaço. O seu ritmo cardíaco aumenta, o que também contribui para que se sinta mais cansada. Este estado pode perdurar até ao fim da gravidez ou diminuir a partir do início do 2º trimestre, altura em que sentirá mais energia.
Tensão e aumento mamário
O aumento da produção hormonal (HCG, progesterona e estrogénios) provoca o aumento da sensibilidade mamária. Os seios ficam mais tensos, firmes e dolorosos.
No primeiro trimestre, pode notar também um aumento do volume do peito. Muitas mulheres aumentam um número de copa, ou mais, durante a gravidez. Este crescimento é atribuído ao aumento do fluxo sanguíneo e à expansão dos tecidos, quando os ductos e outras estruturas do seio se preparam para alimentar o bebé.
As aureolas também estão a ficar maiores e mais escuras.
Micção frequente
Outro desconforto comum da fase inicial da gravidez é a vontade frequente de urinar. Este sintoma ocorre principalmente no 1º e no 3º trimestres.
Oscilações de humor
O aumento da produção hormonal acarreta oscilações de humor, tão frequentes no primeiro trimestre de gravidez. Este é o período gestacional em que as alterações hormonais são mais drásticas, aliadas à necessidade de habituação ao novo estado por parte da mulher.
Alterações metabólicas
O seu metabolismo acelera por forma a proporcionar todos os nutrientes necessários ao bebé em crescimento. As grandes alterações metabólicas do seu corpo são essenciais para estimular o crescimento do útero, do peito e do músculo. Ao mesmo tempo, preparam o seu organismo para as exigências da fase seguinte (especialmente para o grande aumento de peso do feto e da placenta no 3º trimestre, trabalho de parto e amamentação).
Placenta
Com 7 semanas de gestação, a placenta está em pleno desenvolvimento. Logo após a implementação do óvulo na parede uterina, as células do ovo dividem-se de modo acelerado e invadem a mucosa uterina, perfurando os vasos sanguíneos.
A placenta produz grandes quantidades de estrogénio e progesterona entre a 10ª e a 12ª semanas. Tem como função manter o crescimento do útero, ajuda a controlar a atividade uterina e é responsável por muitas alterações no corpo da mulher.
A maior parte das vezes, a placenta localiza-se na parte anterior ou posterior do útero, junto ao fundo. Esta localização facilita a descida do bebé pelo canal de parto e a expulsão da placenta, na terceira fase do trabalho de parto.
O peso da grávida às 7 semanas de gravidez
Na 7ª semana de gestação, a grávida já deve ter engordado entre 1 a 1,5 kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 7 semanas de gravidez
Na gravidez, deve dar especial atenção ao seu corpo e à sua alimentação, para que possa melhorar o seu bem-estar geral. Assim:
- Faça uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e cereais integrais. Deve evitar os doces, os fritos e os alimentos de difícil digestão;
- Tenha especial cuidado com a forma como os alimentos são cozinhados. Deve privilegiar as refeições confecionadas a vapor ou cozidas, sem grandes temperos e sal;
- Beba muitos líquidos (seis a oito copos por dia), pois a falta deles contribui para que o processo de digestão seja mais lento;
- Siga um programa de exercício físico adequado. Caminhar, fazer alongamentos ligeiros e relaxar melhora o estado físico geral, favorece a circulação sanguínea, relaxa o corpo e a mente, aumenta a tonicidade e a elasticidade muscular (tão importantes para o parto e para a ajudar na recuperação da forma física pós-parto) e ainda a ajuda a combater a fadiga. Uma alimentação regrada, em conjunto com o exercício físico moderado, ajuda também a combater a prisão de ventre e a controlar o aumento de peso;
- Para evitar as típicas manchas na pele (melasma) deve usar protetor solar em todo o corpo, especialmente, nas áreas expostas;
- Hidrate a sua pele diariamente para prevenir o aparecimento de estrias. Use cremes gordos ou óleos naturais para massajar a pele.
Consultas e exames às 7 semanas de gravidez
1ª consulta pré-natal
Se ainda não fez a primeira consulta de vigilância da gravidez, deve fazê-la esta semana. Esta deve realizar-se o mais prematuramente possível, logo após a primeira falta menstrual, e até à 12ª semana (1º trimestre de gravidez).
Nesta consulta são analisadas várias informações que servem de base para a vigilância da sua gestação (ex.: avaliação de fatores de risco pré-natal, do bem-estar materno, do histórico vacinal etc.). Será também feito um exame físico e ginecológico e confirmada a gravidez através da visualização do embrião mediante ecografia.
Na primeira consulta pré-natal, o seu médico irá calcular a idade gestacional do seu bebé e a data provável para o parto (DPP). Irá ainda aconselhá-la a fazer uma suplementação de ácido fólico e iodo (se ainda não faz) e entregar-lhe-á o Boletim de Saúde da Grávida (BSG).
Rastreio analítico do 1º trimestre
Nesta consulta são também prescritos exames laboratoriais, que devem ser feitos antes das 13 semanas. Estes rastreios visam prevenir ou tratar situações passíveis de colocar em risco a saúde materna e/ou fetal ou perinatal. Destacam-se o despiste da eventual presença de proteínas (associadas a pré-eclâmpsia), infeções urinárias e açúcar (para prevenção e eventual controlo da diabetes gestacional).
7 Semana de gravidez: dicas e sugestões
- Durante a gravidez, a mulher pode registar alterações do seu ritmo de sono, o que se traduz em maior cansaço e quebra de energia para as tarefas diárias. Procure descansar mais. Se necessário, faça pequenos ajustes à sua rotina, como retirar a televisão do quarto ou deitar-se mais cedo;
- Embora seja recomendada uma dieta rica em frutas e legumes, procure evitar aquelas que provoquem flatulência, como as couves de bruxelas, os pimentos, as cebolas. Evite também a ingestão de arroz, pela sua capacidade adstringente;
- As infeções urinárias são comuns na gravidez. Evite-as indo com frequência ao WC. Caso seja público deve redobrar os cuidados de higiene.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.