Sabia que existem diferentes tipos de contração na gravidez? Pode sentir contrações ao longo da gravidez, que não indicam que está em trabalho de parto. Explicamos as diferenças e como distinguir as contrações, para que perceba com clareza, quando está a entrar em trabalho de parto.
O que é uma contração?
As contrações são uma sensação de aperto e alívio no útero. Começa com o endurecimento no fundo da barriga e irradia para a pelve, lombar, púbis e parte interna da coxa. Podem ser acompanhadas por uma dor, semelhante a cãibras menstruais.
As contrações são reações às alterações do colo do útero, que se está a adaptar para o nascimento do bebé. São provocadas por espasmos musculares e por estímulos hormonais. Por isso, é normal sentir contrações leves e espaçadas ao longo da gravidez. Contudo, se as contrações são frequentes, regulares e dolorosas são um dos sinais que indicam o início do trabalho de parto.
Quando se sentem as contrações?
Algumas mulheres podem sentir contrações esporádicas, irregulares e indolores (contrações de Braxton Hicks ou falso trabalho de parto) por volta da 20ª semana da gravidez e surgem com maior frequência na transição do 2º para o 3º trimestre da gravidez.
No entanto, algumas mulheres podem nunca sentir uma contração durante toda a gravidez, até ao momento em que iniciam o trabalho de parto (sugestão de leitura: Como registar as contrações?).
Já o início de contrações frequentes, regulares e dolorosas (contrações verdadeiras) são um sinal de que o parto está para breve (saiba o que distingue as contrações falsas das verdadeiras).
Tipos de contrações
Ao longo da gravidez a mulher sente diferentes tipos de contrações, que têm sintomas diferentes e, por isso, objectivos distintos.
Contrações Braxton-Hicks
Contrações esporádicas, irregulares e indolores, por volta das 20 semanas de gravidez
As contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações do parto, são a forma que o seu corpo tem de se preparar para o verdadeiro trabalho de parto. Normalmente, começam por volta da 20ª semana da gravidez. Vão-se tornando mais frequentes à medida que a gravidez chega ao seu termo.
Este tipo de contração normalmente não é acompanhado de dor, sendo imperceptível para algumas mulheres. No entanto, é possível senti-las através do toque na barriga, pois esta endurece durante alguns segundos.
Contrações de pré-parto
Contrações esporádicas, podendo ser regulares e por vezes dolorosas, por volta das 35 semanas de gravidez
Com o final da gravidez, o corpo da mulher vai-se preparando para o parto. O bebé posiciona-se e encaixa na pélvis da mulher. Por volta das 35 semanas, muitas grávidas relatam sentir cãibras dolorosas na zona abdominal e costas, de forma sistemática, mas não regular.
Apesar de nesta fase a contração ser mais longa e dolorosa que as contrações de Braxton-Hicks, não indica que a grávida se encontra em trabalho de parto. Normalmente, estas contrações aliviam com algum repouso e relaxamento por parte da mãe, ao contrário das verdadeiras contrações de trabalho de parto.
Contudo, estas contrações sinalizam que o parto está para breve. Esteja atenta!
Contrações de trabalho de parto
Contrações frequentes, regulares e dolorosas, normalmente após as 37 semanas de gravidez
As contrações têm um duplo objetivo: abrir a cérvix até aos 10 cm e empurrar progressiva e sistemática o bebé do útero para o exterior. Portanto, se tornam mais longas e menos espaçadas entre si à medida que o parto progride (fases do trabalho parto).
Se estiver no fim da gravidez, e as contrações se tornarem dolorosas e regulares, poderá dirigir-se ao hospital / maternidade. Aqui pode ser observada e fazer um CTG ou cardiotocograma, para verificar o início do trabalho de parto.
O início da dilatação da cérvix marca o início do trabalho de parto. Começará a sentir contrações ligeiras (entre 40 a 50 segundos) e espaçadas (a cada 10 minutos) que empurram progressivamente o seu bebé em direção ao canal de parto. Consoante o parto evolui, a contração passa a ser mais longo (acima dos 60 segundos) e com espaçamento entre si mais curto (inferior a 5 minutos), culminando no período expulsivo do bebé.
Como aliviar a dor das contrações de parto?
- De pé, apoie as mãos nas costas de uma cadeira. Esta posição ajuda a aliviar o peso do corpo entre cada contração.
- De pé, diante de outra pessoa, apoie-se no pescoço dela e peça-lhe para lhe massajar as costas com movimentos amplos e seguros.
- Na fase de pausa entre cada contração, sente-se com os calcanhares debaixo das nádegas e com os joelhos afastados; levante os braços, una as mãos e respire lenta e profundamente.
- Sente-se de pernas abertas, usando uma almofada para ficar mais confortável.
Bibliografia consultada:
- O Grande Livro da Grávida, de Marcela Forjaz, 1ª edição, abril de 2011
- Grávida, livro de instruções, de Sarah Jordan e Dr. David Ufberg, 2ª edição, março de 2011