O bebé, apesar de estar bem protegido dentro do útero, cedo desperta para as sensações proporcionadas primeiro pelo corpo da mãe e, mais tarde, pelo exterior. A comunicação com os pais, e especialmente com a mãe pelos motivos óbvios, pode ser iniciada muito precocemente. Como Reforçar os laços com o bebé na gravidez?
Ainda no ventre, o bebé sabe muito bem o que gosta e o que lhe desagrada manifestando-se quando é estimulado com carícias através da barriga ou quando ouve um som mais alto reagindo ativamente ao que se passa no mundo extra-uterino: assusta-se, movimenta-se, volta-se ou tapa o rosto como reação a estímulos ou eventos externos que o afetam.
Reforçar os laços com o bebé na gravidez
Reforçar os laços com o bebé na gravidez é fundamental para o bem estar da mãe e do bebé. Veja como o pode fazer:
I — Conversar e cantar
Converse e cante em voz alta com o seu filho. Os bebés gostam de ouvir vozes suaves e músicas com uma única linha melódica (canções de embalar, música clássica). Invente pequenas melodias.
Se tiver mais filhos, envolva também o bebé nas histórias que lê. Partilhe o seu dia com o bebé contando-lhe as novidades, as rotinas familiares, descrevendo-lhe o que está a fazer e o que vai vendo.
II — Carícias
Massajar a barriga é uma forma muito especial de estabelecer contacto e comunicar com o seu filho. Pode envolver o seu companheiro nesta aventura, pedindo-lhe para acariciar suavemente a barriga com movimentos firmes e amplos. Talvez sejam surpreendidos por um movimento do bebé!
III — Pensamentos
Mantenha-se consciente da presença do bebé no seu dia a dia. Imagine como ele se sente, se está a dormir ou acordado. Pense e envolva-se em situações agradáveis, que a fazem rir e lhe dão prazer, e transmita essas sensações carregadas de energia positiva ao bebé.
IV — Movimento
O bebé gosta de se sentir embalado. Os movimentos suaves são relaxantes e transmitem uma sensação de segurança, conforto e bem estar ao bebé. Tente caminhar e fazer pequenos passeios.
Ao caminhar, os músculos abdominais movimentam-se e essa sensação é transmitida ao bebé. Quando o seu bebé nascer, o aconchego e embalo dos seus braços serão a melhor forma de o reconfortar.
V — Sentimentos e emoções
Se estiver feliz, o seu bebé também se sente feliz. Partilhe com o bebé os seus sentimentos mais positivos e diga-lhe todos os dias o quanto gosta dele.
Crie um ambiente harmonioso à volta do bebé. Evite situações de confronto e de stress e aproveite os momentos de descanso para relaxar verdadeiramente. Quando está triste ou deprimida, é natural que se sinta menos predisposta a comunicar e a interagir com os outros. O bebé também se poderá sentir sozinho sem a sua companhia.
Não deixe de reforçar os laços com o seu bebé na gravidez, é bom para si e ele adora!
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.