7º Mês da gravidez
Evolução do comprimento e peso do bebé
- 27 semanas (o bebé tem 25 semanas de idade): mede cerca de 36,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 870 g.
- 28 semanas (o bebé tem 26 semanas de idade): mede cerca de 37,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1000 g.
- 29 semanas (o bebé tem 27 semanas de idade): mede cerca de 38,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1150 g.
- 30 semanas (o bebé tem 28 semanas de idade): mede cerca de 39,9 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1320 g.
Como cresce o seu bebé
As ligações entre os neurónios já estão esboçadas e esta atividade permite acalmar o bebé através do som (nomeadamente da voz da mãe que já reconhece e identifica de forma distinta dos restantes sons).
Com os órgãos completamente desenvolvidos (à exceção dos pulmões que precisam dos 9 meses para amadurecer e funcionar em pleno de forma autónoma), o bebé vai dedicar as últimas semanas no útero a crescer:
- Ganha peso e o corpo adquire formas mais redondinhas;
- O cabelo e as unhas crescem;
- Os cinco sentidos estão desenvolvidos;
- Adquire sensibilidade à luz e abre e fecha os olhos como um bebé de termo;
- Os olhos já conseguem produzir lágrimas;
- Reconhece as vozes da mãe e do pai;
- O bebé poderá “dar a volta” (apresentação cefálica), posicionando-se de cabeça para baixo e assim permanecer até ao parto;
- Responde a estímulos externos movimentando-se mais bruscamente em resposta.
Se o bebé nascer antes das 27 semanas, é considerado um muito grande prematuro e só conseguirá sobreviver com apoio instrumental.
Para além de outras complicações, os grandes prematuros podem ter um risco maior de desenvolver doenças respiratórias no futuro devido à imaturidade pulmonar.
Você e o seu corpo
Poderá inscrever-se num curso de preparação para o parto no hospital/maternidade ou planeou ter o bebé ou noutra instituição onde se sinta mais confiante. Se conseguir levar o seu companheiro consigo, melhor. É um apoio extra com que pode contar quando chegar o grande dia.
A partir deste mês poderá começar a sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações.
Aproveite as idas ao médico para tirar todas as suas dúvidas sobre o parto e conversar com outros pais sobre o período que estão a viver. A amamentação é, por norma, um grande motivo de apreensão para as mães, especialmente quando não se sentem seguras sobre como amamentar ou sentem dificuldades em perceber se o bebé estará ou não a ser bem alimentado.
Uma vez que os bebés não trazem manual de instruções, não lhe resta outra alternativa se não confiar nos seus instintos e procurar ajuda especializada sempre que precisar.
Para alguns especialistas em saúde materno-infantil o segredo da amamentação está em não desistir e confiar que se é capaz, apesar das dificuldades que se possam encontrar no início.
Por volta das 28–32 semanas deverá realizar a terceira ecografia da gravidez para observação do crescimento do bebé, da quantidade de líquido amniótico e posição/alterações da placenta.
Gravidez mês a mês
- 1º Mês da gravidez – gerar uma nova vida
- 2º Mês da gravidez – da formação aos primeiros movimentos
- 3º Mês da gravidez – os órgãos funcionam autonomamente
- 4º Mês da gravidez – assemelha-se a um recém-nascido
- 5º Mês da gravidez – os sentidos apuram-se
- 6º Mês da gravidez – pode sobreviver fora do útero
- 8º Mês da gravidez – tem um ritmo biológico próprio
- 9º Mês da gravidez – parto e nascimento
As etapas descritas correspondem ao desenvolvimento aproximado de cada bebé sendo que cada um tem o seu próprio ritmo de crescimento. Em caso de dúvida, consulte o seu médico. Só ele conhece as suas circunstâncias particulares e a pode esclarecer de modo informado e seguro.