Com 27 semanas de gravidez, o seu bebé já dorme e acorda com intervalos regulares, abre e fecha os olhos e até já chucha no dedo. O sistema imunitário ainda é imaturo, mas continua a desenvolver-se. Esta semana entrou no 7º mês e no último trimestre da sua gravidez! Eis o essencial sobre a sua gravidez com 27 semanas de gestação.
27 semanas de gravidez são quantos meses?
27 semanas de gravidez são 7 meses. Está no 3º trimestre da sua gestação. Faltam 91 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 27 semanas de gravidez
Às 27 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de uma couve-flor!
Com 27 semanas de gravidez o bebé mede entre 36,7 a 38 cm (medida da cabeça aos pés) e pesa de 870 a 1000 g.
O desenvolvimento do bebé
Crescer e ganhar peso
O seu bebé continua a crescer, a ganhar peso e a aprimorar as funções dos seus órgãos e sistemas. A acumulação de gordura por baixo da pele deixa o bebé cada vez mais rechonchudo.
Cérebro
O cérebro continua a crescer rapidamente e as funções cerebrais estão cada vez mais refinadas, assemelhando-se agora às de um recém-nascido.
Pulmões
Os pulmões estão completamente desenvolvidos e já são capazes de respirar. Contudo, o útero não os utiliza, pois ainda são imaturos. O bebé recebe o oxigénio da placenta, através do cordão umbilical, e do que bebe na bolsa amniótica. No entanto, os pequenos músculos do seu peito, os pulmões e o diafragma, já começam a ensaiar para a vida no exterior com pequenos movimentos peitorais.
A referida imaturidade pulmonar faz com que os grandes prematuros tenham um risco aumentado de desenvolver doenças respiratórias no futuro.
Reflexos de sucção e deglutição
Os reflexos de sucção e deglutição aperfeiçoam-se, preparando o bebé para a amamentação.
Movimentos do bebé
Nesta fase, notará os movimentos do bebé todos os dias. Poderá até perceber que o bebé tem soluços. Os soluços nos bebés são bastante curiosos, porque se produzem como pequenos espasmos sem ruído, já que os seus pulmões não têm ar. Por isso, se sentir uns saltinhos ritmados na sua barriga não se preocupe, pois é absolutamente normal.
O seu bebé também mexe bastante as mãos, leva-as à boca ou à cara, chucha no polegar e agarra o cordão umbilical. Como já desenvolveu um ritmo de sono e de vigília próprio, muito provavelmente diferente do seu, pode acordar a meio da noite com um pontapé mais forte.
Curiosidades das 27 semanas de gravidez
O espaço uterino está cada vez mais apertado e o bebé pode adotar diversas posições.
Os sentidos continuam a desenvolver-se. A grande evolução desta semana recai nos olhos. As pálpebras começam a abrir-se, a retina a formar-se e o bebé reage à luz intensa. Entre as semanas 26 e 28, o bebé abre os olhos pela primeira vez.
27 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
Esta semana entrou no 7º mês e no último trimestre da sua gravidez. O 3º trimestre é marcado pelo enorme ganho de peso do bebé e pela preparação que ambos fazem para o parto. Apesar de ainda faltarem algumas semanas, é provável que este tema comece a povoar os seus pensamentos.
O tamanho da barriga continua a crescer, acompanhando o desenvolvimento do bebé. Até ao fim do mês, o útero subirá mais 2,5 cm e poderá senti-lo cerca de 11,5 cm acima do seu umbigo.
Sintomas das 27 semanas de gravidez
Varizes
Se tiver propensão para varizes, a gravidez favorece o seu aparecimento. Se estas já existiam antes de engravidar, podem agravar-se e aumentar o desconforto. Isto acontece devido à ação relaxante que as hormonas da gravidez exercem sobre as paredes das veias e à congestão que o peso do útero provoca nas mesmas. Alguns hábitos podem minimizar os sintomas associados. Assim:
- Descanse e durma com as pernas elevadas;
- Use sapatos confortáveis, nem demasiado altos nem rasos;
- Use meias de descanso e cinta para a ajudar a suportar o peso da barriga;
- Faça massagens localizadas para aliviar a dor.
Hemorroidas
As hemorroidas na gravidez constituem um incómodo bastante comum nesta altura da vida. Trata-se de vasos sanguíneos aumentados e proeminentes do canal anal, que podem ser internos ou externos, consoante se desenvolvem dentro ou fora do ânus. O problema pode ser agravado pelo esforço para defecar, derivado da prisão de ventre. Para aliviar o desconforto pode:
- Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e evitar comidas picantes e especiarias;
- Beber um litro e meio a dois litros de água por dia;
- Dormir de lado (e não de costas) para aliviar a pressão;
- Fazer os exercícios de Kegel para melhorar a irrigação da zona;
- Usar vestuário largo e roupa interior em algodão;
- Evitar manter a mesma posição durante muito tempo. Se precisar de estar sentada largos períodos, use uma almofada com um buraco no meio, para atenuar a pressão;
- Escolher sempre a mesma altura do dia para ir à casa de banho;
- Usar compressas de hamamélis ou gelo para aliviar o ardor;
- Evitar o uso abusivo de laxantes, pois alteram o trânsito intestinal. Em vez destes fármacos, deve usar pomadas ou supositórios, sempre prescrição médica;
- Consultar um especialista para fazer o tratamento adequado, se os sintomas persistirem.
Caibras
As caibras podem também ser frequentes, sobretudo à noite. Para diminuir a dor, estique as pernas e faça massagens com movimentos circulares.
Alterações hormonais
A partir de agora as alterações hormonais podem variar todas as semanas. É natural que os seus pés inchem. Mas se o inchaço durar muito tempo ou se alastrar à cara, fale com o seu médico.
Alterações mamárias
Os mamilos podem escurecer e os vasos sanguíneos dos seios ficam cada vez mais percetíveis.
Estrias
A formação de estrias no peito e na barriga são também muito comuns nesta fase.
O peso da grávida às 27 semanas de gravidez
Na 27ª semana de gestação, a grávida já deve ter engordado entre 8,5 kg e 10,5kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 27 semanas de gravidez
Com a evolução da gravidez deve prosseguir com os cuidados corporais e alimentares que teve até aqui. Desta forma:
- Deve continuar a seguir uma dieta saudável e equilibrada, privilegiando os alimentos ricos nutricionalmente;
- A compressão que o bebé exerce sobre o seu estômago pode fazer com que se sinta “cheia” rapidamente. Faça refeições ligeiras e várias vezes ao longo do dia. Entre as refeições principais, se sentir fome, prefira uma peça de fruta ou um iogurte;
- Para evitar o aparecimento ou agravamento das estrias deve hidratar bem o seu corpo (bebendo cerca de 2 litros de água) e a sua pele (recorrendo a cremes gordos e hidratantes);
- Continue a fazer os exercícios de Kegel. Estas contrações sequenciais e firmes dos músculos da zona pélvica ajudam a fortalecer a zona do períneo (área muscular situada entre a vagina e o ânus e que desempenha um papel fundamental no parto).
Se já se sente ansiosa relativamente ao parto, relaxe, faça exercício físico e aproveite todos os momentos para cuidar de si.
Consultas e exames às 27 semanas de gravidez
4ª Consulta pré-natal
Desta semana à 30ª e 6 dias deve realizar a quarta consulta de vigilância da gravidez. Nesta consulta, será avaliado o bem-estar materno-fetal e o risco de o bebé nascer pré-termo. O seu médico irá informá-la sobre a importância da comunicação intrauterina (falar com o feto, acariciar o abdómen, estimular pensamentos sobre o bebé, etc.) e do aleitamento materno.
Se o seu sangue é Rh negativo é possível que lhe seja administrada uma injeção de imunoglobulina anti-D (anticorpos para o factor Rh), que protegerá futuras gestações.
O seu médico deverá ainda requisitar as análises laboratoriais do 3º trimestre, que devem ser realizadas entre as 32 e as 34 semanas.
3ª Ecografia obstétrica
Entre as 30 e as 32 semanas e 6 dias irá realizar a 3ª ecografia da gravidez, para avaliar o desenvolvimento fetal e fazer o diagnóstico de anomalias tardias.
27 Semana de gravidez: dicas e sugestões
- Se ainda não o fez, esta é uma boa altura para iniciar o curso de preparação para o parto. O conhecimento sobre as várias fases da gravidez e do trabalho de parto e a troca de experiências com outras mães, ajudará a sentir-se mais confiante quando chegar o grande dia;
- Deve também começar a pensar se vai querer recolher e guardar as células estaminais do seu bebé;
- Sempre que conduzir utilize o cinto de segurança, tendo, contudo, cuidado para que este não exerça pressão sobre o abdómen.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.