Logo após a conceção o seu corpo passa por uma série de adaptações anatómicas, fisiológicas e metabólicas com vista a criar as condições necessárias para gerar uma nova vida.
Estas alterações revertem no período do puerpério (período de 6 a 8 semanas pós-parto) altura em que o seu corpo volta ao estado “normal” pré-parto.
Conhecer o seu corpo e compreender o que se passa consigo nos próximos meses vai ajudá-la a viver a gravidez com maior tranquilidade. As suas dúvidas e questões devem ser esclarecidas junto do seu médico. Prepare uma lista entre consultas e aproveite as consultas pré-natais para as esclarecer.
Alterações no sistema cardiovascular
Na gravidez verifica-se o aumento do volume do sangue à medida que a placenta e o bebé se desenvolvem e o aumento da frequência cardíaca (dos 70 batimentos por minuto para 80-90 batimentos por minuto).
A pressão arterial desce ligeiramente durante a gravidez normalizando para valores pré-gravidez no terceiro trimestre da gravidez.
As alterações do aparelho respiratório podem levar a mãe a sentir alguma falta de ar e dificuldades respiratórias leves e passageiras sem que isso tenha alguma consequência no nível de oxigénio fornecido ao bebé.
Durante a gravidez, a temperatura corporal das mulheres é ligeiramente superior ao seu valor habitual, pelo que os períodos de calor intenso podem agravar o desconforto.
As principais adaptações anatómicas e fisiológicas do seu corpo na gravidez:
- Aparelho reprodutor
- Sistema músculo-esquelético
- Metabolismo
- Mama
- Trato gastrointestinal
- Trato urinário
- Pele
Bibliografia consultada: Revista Patient Care, edição julho de 2010, artigo de revisão “Adaptações anatómicas e fisiológicas da gravidez”, de Dra. Joana Faria, Dra. Celina Ferreira, Dra. Alice Cabugueira, Dr. Ricardo Mira.