Logo após a conceção o seu corpo passa por uma série de adaptações anatómicas, fisiológicas e metabólicas com vista a criar as condições necessárias para gerar uma nova vida.
Estas alterações revertem no período do puerpério (período de 6 a 8 semanas pós-parto) altura em que o seu corpo volta ao estado “normal” pré-parto.
Conhecer o seu corpo e compreender o que se passa consigo nos próximos meses vai ajudá-la a viver a gravidez com maior tranquilidade. As suas dúvidas e questões devem ser esclarecidas junto do seu médico. Prepare uma lista entre consultas e aproveite as consultas pré-natais para as esclarecer.
Alterações no trato urinário
Durante a gravidez, o aumento do volume do útero, da pressão por si exercida sobre a bexiga e o relaxamento dos músculos do pavimento pélvico podem originar pequenas perdas de urina ou incontinência urinária, especialmente quando tosse, espirra ou ri.
Para evitar o agravamento desta condição, deve exercitar o períneo (região e conjunto de músculos localizada na base da pélvis entre a vulva e o ânus) através de uns exercícios simples mas muito eficazes (exercícios de Kegel). Deve continuar a realizar estes exercícios no pós-parto para fortalecer os músculos pélvicos e prevenir a incontinência urinária.
Infeção urinária: infeção localizada no aparelho urinário. Pode afetar a uretra (canal que permite a passagem da urina desde a bexiga até ao exterior), a bexiga, os ureteres (canais que ligam os rins à bexiga) ou os rins.
As principais adaptações anatómicas e fisiológicas do seu corpo na gravidez:
- Aparelho reprodutor
- Sistema músculo-esquelético
- Metabolismo
- Sistema cardiovascular
- Mama
- Trato gastrointestinal
- Pele
Bibliografia consultada: Revista Patient Care, edição julho de 2010, artigo de revisão “Adaptações anatómicas e fisiológicas da gravidez”, de Dra. Joana Faria, Dra. Celina Ferreira, Dra. Alice Cabugueira, Dr. Ricardo Mira.