Como agir quando o seu filho resolve fazer uma birra:
- Procure distraí-lo: leve consigo um brinquedo
- Não valorize a birra
- Não se exalte nem perca o autocontrolo
- Converse sobre o sucedido
- Firmeza sim, autoritarismo não
- Comportamentos e consequências
- Gestão da frustração
- Promoção da autonomia
- Intervenção Psicológica
Estratégias para lidar com as birras das crianças: firmeza sim, autoritarismo não
Importa mencionar que firmeza não implica utilizar gritos, palmadas e outras semelhantes.
Gritar com os filhos, nomeadamente, em centros comerciais, supermercados ou lojas, não é de modo algum eficaz para ultrapassar as birras manifestadas.
Ameaçar ou bater não é útil, muito menos, à frente de outras pessoas, apenas o fará sentir-se humilhado. Comentários, como por exemplo: ”és um mariquinhas”, “bebe chorão”, confere um ataque a auto estima da criança, conduzindo a mais problemas do que resultados positivos.
Existe alguma confusão relativamente aos conceitos de firmeza e autoritarismo. Estes apresentam diferentes significados, e quando aplicados revelam resultados distintos. Enquanto as práticas parentais orientadas para a definição de regras, e cumprimento das mesmas resultam, as que implicam autoritarismo não.
Crianças reproduzem os modelos dos pais ou educadores
É essencial, não esquecer que as crianças imitam os modelos que veem em casa. Se, eventualmente, os pais apresentarem um comportamento impulsivo ou agressivo, quando chegam a casa, nomeadamente, cansados ou aborrecidos, as crianças poderão reproduzir este comportamento.