Os picos de crescimento poderão afetar o sono do bebé, o comportamento e a alimentação, com a necessidade de ser alimentado com mais frequência e em maior quantidade.
Picos de crescimento e sono. Qual a relação?
Antes e após um pico de crescimento o bebé pode revelar-se mais sonolento do que o normal, necessitar de mais sestas do que as normais, dormir durante maiores períodos de tempo (que poderão inclusivamente ir até às quatro horas extra diárias) e acordar menos vezes durante a noite.
Normalmente isto deve-se ao facto de o bebé estar a concentrar a sua energia no seu crescimento. Todavia, noutros bebés as necessidades de sono durante um pico de crescimento poderão diminuir. Poderá notar que o bebé acorda com mais frequência durante a noite ou que a duração das sestas é menor.
É importante não se esquecer que estas alterações são temporárias e que o seu bebé voltará à rotina habitual alguns dias depois.
Adicionalmente, durante o pico de crescimento o bebé poderá revelar-se mais agitado, com maior necessidade de colo, chorando e mostrando agitação em alturas em que normalmente está calmo.
Não se sabe exactamente a razão destas alterações. Há quem ponha a hipótese que estas se devem ao facto de o bebé estar a despender a sua energia na alimentação e crescimento e se sinta cansado.
No entanto, se notar irritabilidade e agitação extremas ou febre no bebé, consulte o pediatra pois estes não são considerados sintomas típicos de um pico de crescimento.