A qualidade do esperma é um fator determinante para uma fecundação bem-sucedida. Manter um estilo de vida saudável e adoptar alguns cuidados contribui para a produção de espermatozoides saudáveis, abundantes e vigorosos.
Influências negativas na formação do esperma
A produção de espermatozoides pode diminuir se os testículos não forem mantidos frescos. As células do esperma não se desenvolvem nem funcionam, se a sua temperatura for superior a 32º C, apesar de a temperatura normal do corpo ser de 37º C.
Vestir roupa interior larga (boxers de algodão largos), não conduzir muitas horas seguidas sem descansar, evitar banhos de imersão quentes e prolongados e não frequentar ambientes quentes como saunas ou banhos turcos são algumas medidas que podem ajudar.
Independentemente da roupa interior, devem evitar-se situações que aumentem a temperatura escrotal (como banheira de hidromassagem, sauna, trabalhar com o computador ao colo).
Um estado de stress constante, a ansiedade e o ritmo de vida acelerado são fatores que também prejudicam a produção de esperma fértil. Se sofre algum sintoma de stress, este é o momento ideal para lidar com o problema. Procure ajuda médica e experimente relaxar através da pratica de desporto, de um hobby ou da disciplina das horas de trabalho.
Alguns lubrificantes comerciais e outras substâncias utilizadas como lubrificante durante a relação sexual (como saliva ou azeite) devem ser evitados durante o período fértil. Estas substâncias podem afetar a capacidade de deslocação do esperma e diminuir o seu tempo de sobrevivência depois da ejaculação.
Se está a tentar engravidar e precisa de usar lubrificante, é importante avaliar com o seu médico opções seguras.
- Como melhorar a fertilidade masculina?
- Alimentação e a fertilidade
- A alimentação, o equilíbrio hormonal e a conceção
- Dieta Mediterrânea: a dieta da fertilidade
- O peso e a fertilidade: nem mais, nem menos
- Como o álcool e o tabaco afetam a fertilidade
- Ambientes e produtos tóxicos: que influência na fertilidade?