Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras do bebé com 1 mês de idade.
O bebé com 1 mês de idade
Horas de sono diário
- 14 a 17 horas
Vínculo pais / bebé
Nos primeiros dias de vida do recém-nascido, deve prestar-se especial atenção aos cuidados básicos e à formação da relação pais-bebé. A ligação afetiva que se estabelece entre a mãe-bebé permite que a mãe cedo identifique o choro do seu bebé e que o bebé se sinta seguro e acompanhado.
Quando o bebé se sente querido e desejado, presta mais atenção ao meio envolvente, curioso e com vontade de se relacionar com os outros. Inicialmente, o bebé centra a sua relação afetiva nos pais e noutros cuidadores, depois passa a englobar os irmãos, as outras crianças da família e, mais tarde, os amigos da creche e do jardim-de-infância.
Peso e sono
Durante a primeira semana de vida, o peso do bebé pode diminuir cerca de 5% devido a vários fatores, como a redução de ingestão de líquidos. No entanto, readquire o seu peso à nascença num período de 10 a 20 dias, aumentando de peso a um ritmo constante a partir desse momento.
Algumas partes do esqueleto ainda se encontram na sua forma cartilaginosa e o seu corpo é mole e frágil. Gradualmente, os ossos endurecem, processo que decorre durante o crescimento do bebé até à idade adulta. Na altura do nascimento, o bebé tem 270 ossos diminuindo para 206 na idade adulta uma vez que alguns deles se fundem para formar uma única estrutura óssea.
O recém-nascido dorme entre 14 a 17 horas por dia, alternado entre o sono de vigília (sono REM – rapid eye movement ou movimento rápido dos olhos) e o sono profundo. Consegue ver a cara do adulto quando se situa a cerca de 30 cm da sua e segue com o olhar o movimento de um objeto.
Gradualmente, o bebé demonstra maior interesse pelas coisas que o rodeiam, olhando em volta e virando-se para escutar os sons. Cedo aprende a encantar através do sorriso e, por volta dos 5 meses, demonstra a sua felicidade quando vê as pessoas de quem mais gosta, emitindo sons e gesticulando os braços e as pernas em sinal de prazer.
Audição e linguagem
- Fixa com o olhar um objeto brilhante ou face humana a 30 cm; pode acompanhar lentamente com o olhar.
- Reação a sons altos e súbitos (por ex. bater palmas, fechar subitamente a porta, sinos, etc.).
- Qualquer reação é válida: piscar os olhos, franzir sobrancelhas, etc..
Sinais de alarme
- Ausência de tentativa de controlo da cabeça na posição sentada.
- Hiper ou hipotonia na posição de pé.
- Nunca segue a face humana.
- Não vira a cabeça ou olhos para o som (voz humana).
- Não se mantém em situação de alerta nem por breves períodos.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.