4 Semanas de gravidez – desenvolvimento embrionário
Com 4 Semanas de gravidez o embrião tem agora a forma de um disco com três camadas de células germinativas que desenvolvem distintamente umas das outras para dar origem à ectoderme, mesoderme e endoderme. Dentro da cavidade amniótica, o líquido amniótico renova-se continuamente a cada 2 horas.
A ectoderme, conjunto de células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo, a mesoderme, conjunto de células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins e a endoderme, conjunto de células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos, começam a desenvolver-se e a distinguir-se umas das outras.
Por volta da 4ª semana da gravidez, o embrião está firmemente implementado na parede uterina e tem a forma de um disco (disco embrionário) com cerca de 0,4 mm. Inicia-se a formação do tubo neural na camada da ectoderme e do sistema cardiovascular que, em pouco tempo, se tornará no cérebro e na coluna do embrião.
Ao mesmo tempo estão também a funcionar uma versão inicial da placenta – vilosidades coriónicas – e o cordão umbilical que transporta os nutrientes para alimentar o seu bebé.
Se ainda não fez confirmou a sua gravidez, poderá fazê-lo agora com um teste de gravidez ou um teste de sangue. Assim que confirmar a sua gravidez marque uma consulta com o seu ginecologista ou obstetra, pois o acompanhamento pré-natal é fundamental para uma gravidez saudável e tranquila.
Nesta altura poderá começar a sentir alguns dos sintomas associados à gravidez, como cansaço, enjoos matinais, mudanças repentinas de humor entre outros.
Consulte a nossa calculadora da gravidez para ficar a saber quando nascerá o seu bebé. Siga também a sua gravidez semana a semana para ficar a par do desenvolvimento do seu bebé e de tudo o que se passa no seu corpo.
Este artigo é apenas um guia de como se desenvolve um bebé dentro do útero materno, tendo presente a noção de que cada bebé cresce ao seu próprio ritmo.
Próxima semana
Semana anterior