Quando ir ao dentista na gravidez?
Os cuidados orais da futura mãe são fundamentais para a saúde materna mas, também, para o desenvolvimento do bebé.
Se está a planear a sua gravidez, ir ao dentista deve fazer parte dos seus cuidados pré-natais. Assim, podem ser diagnosticados eventuais problemas e realizar com segurança os tratamentos necessários.
Durante a gravidez, caso seja necessário fazer algum tratamento dentário, este deve ser iniciado, preferencialmente, entre o quarto e o sexto mês de gestação. Por norma, este é o período aconselhado porque o primeiro trimestre é a fase mais delicada do desenvolvimento fetal e, no último trimestre a mãe pode estar mais tensa e ansiosa com a aproximação do parto e dispensa bem fatores de stress adicionais.
Contudo, esta indicação não implica que o tratamento de uma cárie ou qualquer outra complicação oral, que condicione o bem-estar ou a saúde materno-fetal, seja adiada para depois do parto. Nesse caso, deverá recorrer ao seu ginecologista obstreta para se certificar sobre os cuidados a ter, nomeadamente, em caso de necessidade de anestesia local ou qualquer outra intervenção que possa afetar o bebé.
Na gravidez, o tratamento dentário deve ser iniciado entre o 4º e o 6º mês. Contudo, se necessário, este não se deve adiado.
Durante a gestação, as gengivas ficam mais sensíveis e, com o aumento do fluxo sanguíneo, sujeitas a sangramento e inflamações. Para as evitar, devem escovar-se os dentes com uma escova macia, de modo suave e usar sempre o fio dentário mas com cuidado para não as ferir.
Entre os cuidados orais, há também a considerar a alimentação. Uma alimentação equilibrada fornece todos os nutrientes necessários para manter balanceado o organismo materno e garante que o bebé recebe os nutrientes necessários ao desenvolvimento dos seus dentes como o cálcio, fósforo e outros minerais. Evite as bebidas açucaradas, bolos, doces e chocolates.
Leia também