Gravidez mês lunar – mês 4
O seu pequeno bebé flutua livremente no líquido amniótico e os principais sintomas do primeiro trimestre terão passado. É provável que se sinta com mais energia, apetite e animada. Os receios de que alguma coisa negativa possa acontecer ao bebé desaparecem e irá conseguir usufruir da sua gravidez de forma mais tranquila.
Poderão decidir dar a feliz notícia à família, amigos e no emprego. Em breve, será cada vez mais difícil disfarçar a sua gravidez. À medida que as semanas passam, o bebé cresce, ocupando mais espaço no útero.
Será com orgulho que exibirá a sua barriguinha, numa fase em que ainda será dúbio se ganhou apenas uns quilos extra, devido à perda da linha da cintura, ou se está grávida. Apesar de praticamente impercetível, o seu bebé continua a crescer a bom ritmo protegido no calor e aconchego do seu útero.
Inicia-se o desenvolvimento do sistema digestivo e todas as estruturas da cabeça ficam quase completamente formadas. No fim do 4º mês, o estômago já produz suco gástrico e os rins urina constituída, basicamente, por líquido amniótico que o bebé engole.
As feições do rosto definem-se e o cabelo desponta na cabeça. A pele do corpo é ainda transparente e coberta por uma fina rede de vasos sanguíneos que fazem chegar o sangue a todas as partes do corpo.
O bebé consegue levar as mãos à boca e a chupar o polegar. Como ainda tem bastante espaço no útero movimenta-se livremente e muda de posição. Contudo, poderá ainda não sentir os seus movimentos, de tão pequenino que é. Às 16 semanas, o feto mede uns 11 – 12 cm e pesa à volta de 100 g.
Próximo mês
Mês anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.