Com 16 semanas de gravidez, o bebé movimenta-se muito. Fruto do desenvolvimento do cérebro e do aumento da sensibilidade, abre e fecha as mãos, leva-as à boca, chucha no dedo, estica os braços e as pernas, faz caretas e gosta de “brincar” com o cordão umbilical! O bebé também já sente as suas emoções e as carícias na sua barriga. Eis o essencial sobre a 16ª semana de gestação.
16 semanas de gravidez são quantos meses?
16 semanas de gravidez são 4 meses. Está no 2º trimestre da sua gestação. Faltam 168 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 16 semanas de gravidez
Às 16 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de um abacate!
Com 16 semanas de gravidez o bebé mede entre 10,8 a 11,6 cm (medida da cabeça à anca) e pesa de 80 a 100 g.
O desenvolvimento do bebé
Cabeça e rosto
A cabeça ainda é desproporcionalmente grande em relação ao corpo e o couro cabeludo desenvolve-se. O rosto começa a ser modelado, as pestanas e as sobrancelhas estão presentes.
Os olhos já se mexem de um lado para o outro e conseguem ver a luz, apesar das pálpebras ainda estarem em formação e cerradas.
Braços e pernas
Os braços e as pernas estão completamente formados e as articulações já funcionam. As pernas ficam também mais compridas.
Sistema nervoso e aparelho urinário
O sistema nervoso está em desenvolvimento e dá-se a mielinização dos nervos. O aparelho urinário está formado e começa a produzir urina (fundamentalmente líquido amniótico que o bebé engole).
Ossos e vasos sanguíneos
Os ossos continuam a ganhar firmeza e começam a reter cálcio. Os vasos sanguíneos estão totalmente constituídos.
Movimentos do bebé
Com 16 semanas de gravidez, o bebé movimenta-se bastante e já gosta de “brincar” com o cordão umbilical! Como ainda tem muito espaço no útero, movimenta-se livremente.
Com o desenvolvimento do cérebro, o bebé afina a coordenação motora: abre e fecha as mãos, estica os braços e as pernas e faz caretas.
Sensações
O bebé sente todas as emoções vividas pela mãe, devido à variação das substâncias químicas que esta liberta dependendo seu estado espírito e que passam através da placenta para o sistema do bebé;
Tato
O tato é o primeiro sentido a desenvolver-se no útero. Entre a 5ª e a 8ª semanas (2º mês de gestação), o feto já tem sensibilidade nos lábios.
Entre a 14ª e a 17ª semana (4º mês de gestação), o bebé mexe os pés e as mãos, que também já são capazes de agarrar. Com o aumento da sensibilidade, o bebé leva as mãos à boca, chucha no dedo e brinca com o cordão umbilical. Ganha ainda sensibilidade na palma das mãos, na planta dos pés e no rosto. Se massajar a barriga, o bebé sente a pressão dos seus movimentos através do útero.
No 5º mês de gravidez (18ª-22ª semana), o bebé tem sensibilidade ao toque em todo o corpo. O toque transmite segurança e afetividade mesmo dentro do útero. Faça massagens na sua barriga e converse com o seu bebé.
Curiosidades das 16 semanas de gravidez
- O bebé inspira e expira líquido amniótico, o que ajuda no desenvolvimento dos alvéolos pulmonares. Também já é capaz de engolir o líquido amniótico;
- O músculo cardíaco está bem desenvolvido;
- O bebé pode ter soluços na barriga da mãe;
- As unhas aparecem nas pontas dos dedos.
- Os órgãos genitais externos estão desenvolvidos o suficiente para serem identificados na próxima ecografia (entre a 20ª e a 22ª semanas). A vagina e o ânus já estão abertos.
- Se quiser, pode tentar descobrir se o seu bebé é uma menina ou um menino, através do método dos nossos antepassados.
Assim, é um menino se…
- Não tiver enjoos matinais;
- O seu peso adicional estiver todo concentrado na barriga;
- A sua barriga for descaída;
- As auréolas (zonas à volta do mamilo) tiverem escurecido bastante;
- Sentir constantemente os pés frios;
- Sentir uma grande vontade de consumir alimentos ricos em proteínas (carne, peixe, ovos, leite, queijo e iogurte);
- O pai também estiver a ganhar peso;
- Adicionar a sua idade ao mês da conceção e o total for um número par.
É uma menina se…
- Tiver enjoos matinais;
- O seu seio esquerdo for maior que o direito;
- O seu cabelo adquirir uma tonalidade avermelhada;
- A sua barriga for arrebitada;
- Sentir uma enorme vontade de comer doces e fruta e de beber sumo de laranja;
- Tiver alterações de humor;
- Adicionar a sua idade ao mês de conceção e o total for um número ímpar.
16 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
Nesta fase gestacional, a altura do útero é de 14 centímetros. O fluxo de sangue no seu útero é 5 vezes superior ao que existia antes da gravidez. Desta forma, o bebé recebe todos os nutrientes e o oxigénio necessários para se desenvolver.
Se ainda não sentiu os movimentos do bebé, é possível que os consiga perceber por esta altura. Como a estrutura óssea do bebé continua a enrijecer, os seus movimentos podem tornar-se mais percetíveis.
Sintomas das 16 semanas de gravidez
Dificuldade em respirar
A dificuldade em respirar na gravidez resulta da pressão que o bebé exerce sobre o diafragma e que diminui o espaço para a dilatação dos pulmões quando inspira.
Dificuldade em dormir
Com o aumento do volume da barriga, pode ter dificuldade em encontrar uma posição cómoda para dormir. Experimente dormir de lado com uma almofada entre as pernas. Dormir virada para o lado esquerdo facilita a oxigenação.
Cansaço e irritabilidade
A dificuldade em dormir, em conjunto com as alterações hormonais, pode fazer com que se sinta exausta e irritada com as situações mais corriqueiras. Com a sensibilidade à flor da pele, deve descansar sempre que possível, relaxar, respirar fundo e ter calma.
Prisão de ventre
O aumento dos níveis de estrogénio e progesterona e o crescimento do útero provocam a distensão e a compactação dos intestinos. Esta condição diminuiu os movimentos peristálticos, originando a prisão de ventre.
Para minorar o sintoma deve privilegiar a fruta, os legumes frescos e as carnes magras. Beba também muita água ao longo do dia e pratique exercício físico moderado. Se não conseguir contornar a prisão de ventre, fale com o seu médico, pois só deve tomar laxantes sob indicação médica.
Perda de urina ou incontinência urinária
O aumento do volume do útero, a pressão que este exerce sobre a bexiga e o relaxamento dos músculos pélvicos podem provocar pequenas perdas de urina ou incontinência urinária, especialmente quando tosse, espirra ou ri.
Para evitar o agravamento desta condição, exercite o períneo (região e conjunto de músculos localizada na base da pélvis entre a vulva e o ânus) através dos exercícios de Kegel.
O peso da grávida às 16 semanas de gravidez
Na 16ª semana de gestação, a grávida já deve ter engordado entre 4 kg e 5 kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 16 semanas de gravidez
A gravidez é uma fase em que deve ter cuidados especiais com a sua alimentação e com o seu corpo, para que a gestação decorra de forma tranquila. Assim, recomenda-se que:
- Faça uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e cereais integrais. Deve evitar os doces, os fritos e os alimentos de difícil digestão;
- Tenha especial cuidado com a forma como os alimentos são cozinhados. Deve privilegiar as refeições confecionadas a vapor ou cozidas, sem grandes temperos e sal;
- Uma alimentação regrada, em conjunto com o exercício físico moderado, ajuda a combater a prisão de ventre e a controlar o aumento de peso.
- As infeções urinárias são comuns. Evite-as indo com frequência ao WC. Caso seja público deve redobrar os cuidados de higiene.
Consultas e exames às 16 semanas de gravidez
2ª consulta de gravidez
Se, por algum motivo, ainda não fez a segunda consulta pré-natal (14ª-16ª semana + 6 dias), deverá realizá-la esta semana. Nesta consulta, vai conhecer os resultados da ecografia do primeiro trimestre e dos demais exames. Será ainda observada e tratará de questões mais práticas.
Caso haja risco aumentado para Síndrome de Down ou Trissomia 21 (resultado positivo), o seu médico pode aconselhar a realização de uma amniocentese (entre 15ª e a 18ª semana de gravidez) ou uma biopsia das vilosidades coriónicas para confirmar o diagnóstico. A amniocentese será também indicada se a mãe tiver mais que 35 anos ou possua histórico de doenças genéticas na família.
Nesta consulta serão também solicitados novos rastreios analíticos, a realizar entre as semanas 18 a 20 (2º trimestre), e requisitada a ecografia obstétrica do 2º trimestre (entre as 20-22 semanas).
16 Semanas de gravidez: dicas e sugestões
- Com o aumento do volume da barriga, poderá ter que ir novamente às compras para si. É fundamental que compre bons soutiens, que garantam conforto e um bom apoio ao peito em crescimento;
- Se fizer análises ao sangue, e de acordo com os resultados, poderá ter a necessidade de tomar ou não suplementos vitamínicos.
- Consulte o site da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (www.cite.gov. pt) para se manter atualizada sobre os direitos e deveres parentais.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.