No primeiro mês de vida, o recém-nascido passa a maior parte do tempo a dormir. O bebé precisa de todas as horas de sono e não deve ser acordado mesmo quando recebe visitas.
A qualidade do sono é vital para descansar, fortalecer o sistema imunológico, para a segregação da hormona do crescimento e para consolidar a memória.
Rotina do sono
Para que a rotina do sono se mantenha estável e coerente, independentemente de quem cuida do bebé, deve ser explicada pelos pais aos avós, no berçário e na creche.
Ao longo da vida, o ritmo e as horas de sono necessárias alteram-se variando, também, a fase do desenvolvimento da criança.
As rotinas e as regras criam hábitos que ajudam o bebé e a criança a estruturar as suas tarefas diárias transmitindo-lhe segurança e estabilidade. Assim, a rotina diária (dormir, acordar, comer, brincar, …) deve ser implementada o mais cedo possível.
Como criar uma boa rotina do sono?
Ensinar o bebé a distinguir o dia da noite
Os bebés precisam de aprender a distinguir o dia da noite. No ventre, o ambiente era sempre sombrio, quente e aconchegante e o bebé já tinha estabelecido o seu próprio ritmo do sono, independente do da mãe.
Durante as sestas diurnas, o quarto não deve estar às escuras e pode mesmo haver alguma atividade em casa desde que não perturbe o sono do bebé. À noite, o ambiente deve ser sereno e escuro.
Acordar, fazer a sesta e deitar, todos os dias, à mesma hora
Acorde o bebé todos os dias, à mesma hora. Abra as persianas para que entre luz no quarto. Assim, ajuda o bebé a acordar e a distinguir os períodos de sono noturno e diurno.
As sestas também fazem parte de uma rotina do sono saudável e, como tal, os horários devem ser estáveis. A duração e o número de sestas diárias vai acompanhando a idade e o nível de atividade da criança.
À noite, o bebé deve ir para a cama sempre à mesma hora, depois de cumprido o ritual do sono (banho, mamada, muda de fralda, conto, etc.). Os especialistas recomendam deitar o bebé por volta das 20h00 mesmo que ainda esteja acordado, inclusive ao fim de semana ou nas férias.
Criar um ambiente propício ao sono
Antes de iniciar a rotina do sono, desacelere as atividades da criança. Crie um ambiente agradável, relaxado e tranquilo para a ajudar a perceber que está na hora de acalmar e ir para a cama.
Acordar para dar de mamar?
Se o bebé acordar de noite para mamar e tiver necessidade de lhe mudar a fralda, use uma luz de presença para evitar que desperte completamente. Fale com o pediatra sobre a necessidade de o acordar para lhe dar de mamar à noite.
Alguns bebés dormem várias horas seguidas sem necessidade de serem acordados para comer. Contudo, esta indicação deve ser dada pelo médico que acompanha o bebé considerando o seu estado de saúde e maturidade.