O município de Braga faz agora parte do programa “Cidades Amigas das Crianças”, promovido pela UNICEF. A iniciativa tem como objetivo incluir jovens e crianças em decisões políticas e programas do município. A adesão foi formalizada no início desta semana.
Através de um comunicado, o município de Braga revelou que o protocolo tem a duração de cinco anos. Durante o primeiro ano está prevista a implementação de uma estratégia local para os direitos da criança e, nos restantes quatro anos, a execução dos respetivos planos anuais de ação local.
É responsabilidade do município garantir os recursos necessários à concretização destes objetivos, com a UNICEF a acompanhar e prestar o apoio técnico necessário. Braga vai trabalhar em rede e partilha, em conjunto com outros municípios aderentes ao programa “Cidades Amigas das Crianças”.
A parceria prevê também a comparticipação financeira de 5000 euros do município de Braga à UNICEF Portugal. Ricardo Rio, presidente da câmara municipal de Braga referiu que “esta é uma rede muito prestigiada e que, através da partilha de boas práticas entre municípios, nos permitirá certamente replicar iniciativas com sucesso que possam enriquecer ainda mais o nosso trabalho”.
O autarca sublinhou que o seu executivo tem procurado “acorrer às necessidades das crianças”, em várias componentes da vida urbana, incluindo o apoio a jovens migrantes que se pretendam instalar na região.
Recentemente, o município implementou um projeto que visa incentivar o uso da bicicleta por parte das crianças em idade escolar, para se deslocarem para os estabelecimentos de ensino. O projeto surgiu em nome da mobilidade sustentável e da educação ambiental.
Em comunicado, o município de Braga explicou que em causa está o projeto CicloExpresso, ao abrigo do qual serão organizados o que chamam de “comboios de bicicleta para a escola”, com os respetivos “maquinistas” adultos, a acompanhar.
23 de fevereiro 2023