Está grávida. Descobriu agora e é tudo novo para si? Uma das questões que as grávidas mais colocam é Quando a barriga começa a aparecer?
Seja porque está muito feliz e quer que todo o mundo o saiba ou porque quer guardar este segredo para si por mais algum tempo, de certeza que quer saber quando se vai começar a notar a barriga.
Quando a barriga começa a aparecer?
A forma como a barriga cresce durante a gravidez varia de mulher para mulher e do número de bebés em desenvolvimento. Enquanto algumas grávidas notam logo o crescimento da barriga no primeiro trimestre, outras precisam de aguardar até ao segundo para a barriga começar a aparecer.
A cintura começa a desaparecer e a barriga a ficar redonda
A maioria das grávidas poderá notar a barriga a aparecer entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. Contudo, algumas mulheres começam desde cedo a sentir a roupa mais apertada por sentir algum inchaço logo desde o início da gravidez.
Por volta das 16 semanas, o bebé já consegue sentir as carícias feitas no abdómen da mãe, que acha bastante reconfortantes e agradáveis. Se ainda não sentiu os movimentos do seu bebé, é possível que os consiga perceber por esta altura especialmente se já esteve grávida anteriormente.
Para além disso, se já não é a sua primeira gravidez, é muito possível que a barriga se comece a notar mais cedo o que se deve ao facto de os músculos da zona abdominal ficarem mais flácidos após uma primeira gestação.
Até às 12 semanas, caso a barriga se note, é muito provável que isso esteja relacionado com um inchaço, muito possivelmente provocado por gases, má digestão ou prisão de ventre.
A partir dessa idade gestacional, o útero expande-se e aí, sim, começa a notar-se a barriga de grávida. Se estiver grávida de gémeos, é natural que a sua barriga se comece a notar antes das 12 semanas de gestação.
Diferentes posições do útero e o tamanho da barriga
O útero pode ficar em diferentes posições dentro do corpo, o que pode também influenciar a aparência da barriga. Por isso, não se deve preocupar com o facto da barriga se notar muito ou, pelo contrário, não se notar nada.
Se o útero estiver inclinado para trás, a barriga vai demorar mais tempo a notar-se; se estiver virado para a frente do corpo pode fazer com que a barriga se note mais cedo. Ter a barriga mais pequena no início da gestação não significa que o bebé vá nascer mais pequeno.
Cada mulher é diferente e nenhuma gravidez é igual à anterior. Desfrute deste momento maravilhoso com tranquilidade, pois não tarda terá o seu pequeno tesouro nos braços.