A fruta é um dos alimentos mais importantes no início da diversificação alimentar. Para o bebé é um doce, cheio de cor e sabor; para os pais é fonte de vitaminas e minerais tão importante para a saúde do seu filho.
Contudo, existem sempre dúvidas e, por isso, com este artigo pretendemos esclarecer todas as dúvidas sobre as papinhas de fruta, para uma alimentação saudável e saborosa.
Papinha de fruta
Quais são os primeiros frutos a introduzir?
De uma forma geral e tradicional, a maioria dos bebés começa por frutos como a maçã, a pera e a banana, por terem um baixo potencial alergénico e por serem geralmente bem toleradas a nível gastrointestinal.
Posteriormente, e acompanhado o seu desenvolvimento, o bebé vai introduzindo os restantes frutos (seguindo-se, por exemplo, frutos ditos tropicais como a papaia).
Note que não existe qualquer recomendação para antecipar ou atrasar determinados frutos relativamente ao recomendado tendo em vista a prevenção da alergia alimentar.
Quais os cuidados a ter no momento de escolher a fruta?
Deve preferir fruta fresca e madura por ser geralmente mais doce. Isto poderá aumentar a aceitação dos bebés sem que os pais caiam na tentação de adicionar açúcar ou outro produto açucarado à fruta (lembre-se que o açúcar deve ser totalmente evitado durante o primeiro ano de vida).
Tente ainda preferir a fruta da época, para além de ser economicamente mais vantajosa, é também nutricionalmente mais rica.
A fruta para a papinha deve crua ou cozinhada?
Preferencialmente, a fruta deve ser oferecida crua, tendo em conta que, por não sofrer um método de confeção, preservará mais vitaminas. Contudo dar fruta cozida é comum e não é incorreto, não existindo qualquer problema.
No caso da banana, e dada a sua consistência, é relativamente fácil fazê-lo, bastando esmagar muito bem até obter um puré cremoso. Deve, contudo, ter o cuidado de retirar todos os fios e o veio central (a parte acastanhada – que só deverá dar por volta do 10º mês).
No caso da pera e particularmente da maçã, por serem mais duras, poderá ser mais difícil. Uma solução passará pela trituradora (vulgo 1,2,3), onde poderá introduzir a fruta crua e triturar (tendo o cuidado de retirar a casca apenas no momento de consumo e lavar convenientemente).
No caso de cozinhar a fruta, prefira cozer, assar ou confecionar vapor e, muito importante, sem adicionar açúcar ou mel.
A papinha de fruta deve ser feita com apenas uma variedade de frutos ou deve-se misturar frutos?
No início da diversificação alimentar poderá ser benéfico optar por um puré feito apenas com uma variedade de frutos, de forma a treinar melhor o paladar da criança (se misturar diferentes variedades, a criança irá confundir sabores).
Posteriormente, poderá começar a conjugar sabores (de frutas e frutas e cereais) e dar asas à imaginação.
As papinhas “frescas” são melhores do que os potinhos prontos?
As papinhas frescas têm benefícios relativamente aos potinhos prontos. Para além do custo e da frescura dos produtos, oferecem uma maior variedade de sabores e texturas (podemos ir controlando a consistência da papa ao longo do crescimento), o que é essencial a criação de hábitos alimentares saudáveis.
Contudo, os boiões não são prejudiciais em termos de segurança alimentar e não estão proibidos, podendo integrar ocasionalmente as refeições das crianças.
Quais são os cuidados a ter quando se transportam as papinhas?
1. Não preparar a papinha com muita antecedência porque a perda de nutrientes é maior.
2. Manter a papinha bem-acondicionada, fresca e num recipiente individual, fechado hermeticamente.
3. Evitar estar repetidamente a por e a tirar a papinha do frio (de uma geleira por exemplo).
Caso não se consigam garantir estas condições, poderá ser preferível recorrer aos potinhos prontos, que garantem a qualidade e a adequação nutricional.
Outros conselhos para as papinhas de fruta
1. As papinhas devem sempre ser dadas com a colher (o alimento “sólido” nunca deve ser dado no biberão).
2. As papinhas devem sempre ser dadas como sobremesa da sopa (ou então como lanche quando o bebé introduzir o iogurte).