Quando uma mulher engravida, recebe logo uma série de conselhos sobre o que pode ou não fazer para salvaguarda do saudável desenvolvimento do seu bebé. Uma das questões que se pode colocar é se pode fazer uma tatuagem na gravidez.
Se está grávida e deseja fazer uma tatuagem, fale com o seu médico antes de se decidir. Entretanto, mesmo que considere adiar a tatuagem para depois do parto, há uma série de questões que deve considerar.
Tatuagem na gravidez. Sim ou não?
A tatuagem na gravidez é segura? Uma vez que as pesquisas sobre o tema são escassas, por norma, os médicos não recomendam a tatuagem na gravidez. Para além da falta de informação sobre eventuais consequências para o desenvolvimento fetal, as tatuagens têm alguns riscos que importa ponderar, particularmente, no período gestacional.
Risco de infeção
Apesar de a tinta usada nas tatuagens não atingir a corrente sanguínea, existem riscos de infeção devido à utilização de agulhas – hepatite B, hepatite C e HIV. Este risco é uma das principais preocupações dos médicos com a tatuagem na gravidez.
Ainda que muitos estabelecimentos desinfetarem o material e seguirem normas de segurança e higiene, pode acontecer escolher um sítio onde tais preocupações não estejam na ordem do dia.
As tatuagens também podem infetar no período de cicatrização. Para evitar esta complicação, deve seguir à risca todas as indicações e cuidados que lhe forem recomendados pelo estúdio.
Se desenvolver algum sintoma de infeção, contacte o seu médico de imediato:
- Febre;
- Arrepios;
- Pus ou lesões avermelhadas na zona tatuada;
- Cheiro fétido na área da tatuagem;
- Desenvolvimento de linhas pretas radiantes na área tatuada.
Apesar da maioria das infeções poder ser tratada durante a gravidez, podem dar origem a complicações que, se poderem ser evitadas, são benéficas para a sua saúde e bem-estar e, consequentemente, para o seu bebé.
Pode inviabilizar a epidural no trabalho de parto
Se a tinta não estiver completamente seca e a ferida curada, poderá não ser possível administrar a anestesia epidural durante o trabalho de parto. Isto se fez recentemente a tatuagem no fundo das costas, local onde é dada a epidural.
A ferida da tatuagem precisa de 1 a 2 meses para cicatrizar totalmente e há sempre o risco de infeção, o que significa que pode precisar de ainda mais tempo para sarar devidamente.
Como não pode prever antecipadamente se vai desenvolver alguma complicação durante o processo de cicatrização e, caso desenvolva uma infeção, quanto tempo vai precisar para recuperar, o mais certo é não arriscar e adiar a tatuagem para depois do parto.
Pode mudar de aspeto depois do parto
Outra questão que deve ponderar é a possibilidade de a tatuagem ficar distorcida depois da gravidez. A gravidez provoca alterações na pigmentação e elasticidade da pele que podem alterar a estética da tatuagem.
Durante a gestação, a pele estica devido ao aumento de peso e podem mesmo aparecer estrias, cicatriz provocada pela rutura das camadas de tecido sob a pele quando está esticada até ao seu limite máximo.
Por outro lado, as alterações hormonais causam uma hiperpigmentação da pele. Em algumas áreas do corpo, como nas aréolas mamárias, axilas, rosto e face interna das coxas, a pele pode ficar mais escura. Esta condição designa-se melasma ou “máscara da gravidez”. Na maioria das mulheres, estas manchas desaparecem depois do parto.
O aumento da sensibilidade e da propensão a alterações cutâneas são mais dois argumentos para se evitar a tatuagem na gravidez.
Se decidir fazer uma tatuagem na gravidez
Antes de fazer a tatuagem, converse com o seu médico sobre os possíveis riscos e consequências para si e para o seu bebé. Decida só depois de estar devidamente esclarecida e consciente dos riscos.
Para além disso, há cuidados que deve ter, independentemente da altura em que decida fazer uma tatuagem:
- Procure estúdios profissionais que ofereçam condições seguras para realizar a tatuagem;
- Certifique-se que todos os instrumentos utilizados são devidamente esterilizados;
- Garanta que o artista usa luvas de latex novas enquanto faz a sua tatuagem;
- Se tiver alguma dúvida sobre o processo, converse com o artista antes de tomar a sua decisão;
- Informe-se sobre a origem e constituição das tintas;
- Se estiver grávida, informe o artista.
Se não se sentir completamente segura, está sempre a tempo de desistir. Terá, com certeza, outras oportunidade no futuro para fazer a sua tatuagem.