2 Meses são quantas semanas? 2 Meses são 8 semanas de gravidez. No início deste mês poderá confirmar se está grávida através de um teste de gravidez de farmácia ou através de uma ecografia. É provável que sinta alguns sintomas da gravidez. No final da 8ª semana, o corpo do bebé começa a perder o aspeto curvado e os membros estão mais proporcionados.
2 Meses são quantas semanas de gestação?
O segundo mês da gravidez abarca, aproximadamente, o período da 5ª à 8ª semana. Está no primeiro trimestre da sua gravidez que decorre até à 14ª semana (início do quarto mês).
2 Meses são quantas semanas: semana 5
Esta semana entra no 2º mês de gestação (que se prolonga até à 8ª semana). As principais estruturas do corpo do bebé estão em formação: esqueleto, músculos, coração, rins, fígado e sistema nervoso central.
As papilas gustativas estão em desenvolvimento e o pequeno embrião ganha sensibilidade nos lábios. Quando engole líquido amniótico, já é capaz de sentir os diferentes sabores provenientes da dieta materna.
Pequenos “botões“, que darão origem aos braços e pernas começam a aparecer. O minúsculo coração bate 80 vezes por minuto e, na primeira ecografia ouvirá os seus batimentos cardíacos.
Para proteger o bebé das bactérias, as glândulas da cérvix segregam uma substância designada tampão mucoso ou rolhão mucoso, cuja função é bloquear o colo do útero e proteger o bebé. A sua expulsão, no fim da gestação, é um dos sinais de que o nascimento está para breve.
- Consulte 5 Semanas de gestação
2 Meses são quantas semanas: semana 6
Algumas células específicas estendem-se ao longo do dorso do embrião dando início ao desenvolvimento da base da medula espinal e do sistema nervoso. As extremidades do tubo encerrarão no final desta semana.
Esta semana poderá fazer um teste de gravidez de farmácia. Estes testes detetam a hormona beta-hCG (hormona gonadotrofina coriónica humana) ou hormona da gravidez, na urina sendo que, valores de ß-hCG acima de 25 mIU/ml indicam que está grávida.
Pode sentir alguns sintomas da gravidez como enjoos, quebra de energia, sonolência ou o peito mais cheio e dorido.
- Consulte 6 Semanas de gestação
2 Meses são quantas semanas: semana 7
Todos os órgãos estão em desenvolvimento, mas ainda não funcionam. O cérebro está em pleno desenho e as células cerebrais formam-se a um ritmo de 100 por minuto. Estabelecem-se as primeiras ligações nervosas entre a retina e o cérebro e formam-se as gônadas (testículos ou ovários).
No final desta semana, o conjunto inicial de células transforma-se num minúsculo embrião, que se curva em forma de “C“.
É normal que sinta mal-estar, náuseas e fadiga. Estes sintomas devem-se à grande produção da hormona hCG.
- Consulte 7 Semanas de gestação
2 Meses são quantas semanas: semana 8
O esqueleto começa a ossificar e as articulações a formarem-se. Aparecem as orelhas, os olhos e a ponta do nariz.
Os rins produzem urina pela primeira vez. O bebé começa a fazer movimentos espontâneos apesar de ainda não os conseguir sentir.
Apesar da intensa atividade que se passa dentro do seu útero, ainda não se nota que está grávida. O crescimento uterino pode provocar algum desconforto ou mesmo dor na parte inferior do abdómen.
- Consulte 8 Semanas de gestação
Peso e comprimento do seu bebé ao longo do 2º mês
- 5 semanas (o bebé tem 3 semanas de idade): mede cerca de 3 mm (comprimento crânio-caudal) e pesa menos de 1 g.
- 6 semanas (o bebé tem 4 semanas de idade): mede cerca de 6 mm (comprimento crânio-caudal) e pesa menos de 1 g.
- 7 semanas (o bebé tem 5 semanas de idade): mede cerca de 13 mm (comprimento crânio-caudal) e menos de 1 g.
- 8 semanas (o bebé tem 6 semanas de idade): mede cerca de 16 mm (comprimento crânio-caudal) e pesa cerca de 1 g.
Primeira consulta pré-natal
Numa gravidez de baixo risco a 1ª consulta pré-natal deve realizada-se, idealmente, até às 12 semanas de gravidez (1º trimestre de gravidez). Nesta consulta, será efetuado o levantamento dos seus dados clínicos, da história clínica da sua família e da do seu companheiro.
Também será examinada e determinada a idade da gravidez (ou idade gestacional cronológica) e a data provável para o parto (DPP). Para tal, o medico usa um simples calendário. Este cálculo será ajustado na 1ª ecografia da gravidez (idade gestacional definitiva) com base na medida do comprimento da cabeça ao fundo das costas do embrião.
Nas ecografias seguintes (fará, pelo menos, mais duas ecografias até ao fim da gestação, uma em cada trimestre), o médico acompanhará o desenvolvimento do bebé e, se necessário, acerta a data prevista para o parto.
Consultas de vigilância pré-natal
Após a 1ª consulta, serão realizadas novas consultas de vigilância da gravidez de acordo com o seguinte calendário:
- a cada 4-6 semanas até às 30 semanas;
- a cada 2-3 semanas entre as 30 e as 36 semanas;
- a cada 1-2 semanas após as 36 semanas até ao parto.
Assim, pode contar com o seguinte esquema (apesar de o mesmo poder variar segundo as suas condições particulares de saúde ou com o desenvolvimento da gravidez):
- 1ª Consulta (antes das 12 semanas)
- 2ª Consulta (entre 14 e as 16 semanas e 6 dias)
- 3ª Consulta (antes das 24 semanas)
- 4ª Consulta (entre as 27 e as 30 semanas e 6 dias)
- 5ª Consulta (entre as 34 e as 35 semanas e 6 dias)
- 6ª Consulta (entre as 36 e as 38 semanas e 6 dias)
- 7ª Consulta (após as 40 semanas)
- Consulta do puerpério (6 semanas pós-parto)
Na 1ª consulta ser-lhe-á entregue o Boletim de Saúde da Grávida (BSG) onde serão registados todos os dados relativos à sua gravidez. Deve guardar este boletim na sua carteira e andar com ele durante toda a gravidez.
O último registo será efetuado na consulta de revisão do pós-parto (ou do puerpério) a realizar 6 a 8 semanas após o parto.
avance para o mês seguinte ou consulte o anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.