Recém-nascido, bebé ou criança: até que idade? Porque se usam diferentes denominações de acordo com a idade? Saiba a que fases do desenvolvimento corresponde cada uma das classificações pela idade do seu filho.
Recém-nascido, bebé ou criança?
Recém-nascido: do nascimento até ao 28º dia de vida
Desde o nascimento até aos 28 dias de vida, o seu filho é um recém-nascido. Esta fase é marcada pelo esforço dantesco que o seu filho terá que realizar para se adaptar a viver fora do aconchego e proteção do útero.
Depois de passado o primeiro teste de adaptação ao mundo externo (teste de APGAR), o recém-nascido está pronto para prosseguir o seu desenvolvimento com a ajuda dos pais.
Ainda muito dependente, o recém-nascido vem equipado com as ferramentas de que necessita para se fazer compreender (choro), para se alimentar (reflexo de sucção) e, não menos importante, para conquistar a atenção e o coração dos pais.
Os ossos ainda muito moles e flexíveis, irão crescer em tamanho, endurecer e alguns fundem-se entre si nos próximos dois anos. Em adulto, o número de ossos é de 206 sendo, à nascença 270.
- Horas de sono: 14 a 17 horas por dia
Bebé ou lactente: dos 28 dias até aos 2 anos de idade
Quando atinge o 28º dia de vida, o seu filho é um bebé ou lactente. Apesar de ainda estar numa fase de adaptação à vida fora do útero (o designado 4º trimestre da gravidez), o bebé está cada vez mais atento ao que o rodeia e recetivo a todo o tipo de estímulos.
Entre os 28 dias e os 2 anos de idade, o bebé irá aprender muitas coisas que o vão preparar para ser independente e para desenvolver a sua própria personalidade.
Começa por levantar a cabeça, para passar a virar-se e a deslizar o corpo, a gatinhar e a andar; aprende a falar; são introduzidos novos alimentos na sua dieta; é um ser sociável; começa a saber gerir os seus sentimentos.
A designação “lactente” deve-se ao facto de o bebé ainda ser amamentado, o que, idealmente, decorrerá até aos 2 anos de vida.
Horas de sono
- Lactentes dos 4 aos 12 meses: 12 a 16 horas por 24 horas (incluindo sestas)
- Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas por 24 horas (incluindo sestas)
Criança: aos 2 anos
O seu filho cresceu num instante e já atingiu os 2 anos! É possível que já faça planos para um novo bebé ou que até tenha voltado a engravidar entretanto.
Aos 2 anos, inicia-se o pleno desenvolvimento da criança. O cérebro já tem cerca de 80% do seu tamanho em adulto. Durante este ano o pensamento racional e a capacidade de planeamento e raciocínio desenvolvem-se muito mais depressa.
Com uma maior consciência de si própria, já distingue o certo do errado, tem capacidade de coordenação dos movimentos, está cada vez mais sociável e independente. Está em plena fase das birras, onde testa os limites do seu campo de ação e, também, a paciência dos pais!
- Perímetro cefálico: 47,8 cm (meninas); 48,8 cm (meninos)
- Peso médio: 10,5 kg (meninas); 15 kg (meninos)
- Estatura média: 81 cm (meninas); 91 cm (meninos)
- Horas de sono: 11 a 14 horas por 24 horas (incluindo sestas)
- Completa-se a primeira dentição (20 dentes de leite)
Nesta altura, continuar a tratar a criança como um bebé não é muito positivo para o seu desenvolvimento. Isto não significa que não possa receber todo o mimo e atenção a que tem direito mas há outras questões do desenvolvimento que se colocam nesta fase.