A tabela de desenvolvimento do bebé na gravidez irá dar-lhe uma ideia geral de quando se irão desenvolver alguns dos órgãos e sistemas do seu bebé. Contudo, como todos os bebés crescem ao seu ritmo, mesmo no ventre, as idades gestacionais apresentadas são indicativas.
Tabela de desenvolvimento do bebé na gravidez
As semanas iniciais da gravidez são um período de grande desenvolvimento. Ao fim de apenas 8 semanas, o seu bebé está completamente formado e de “embrião” passa a chamar-se “feto”. Até ao fim da gravidez, crescer e preparar-se para viver fora do útero será a sua principal preocupação.
Ao mesmo tempo, os sentidos desenvolvem-se e apuram-se. Ao nascer, o bebé consegue distinguir a voz da mãe de todas as outras e reconhece o seu odor.
Formação dos órgãos do bebé durante a gestação
- Cérebro: da 4ª à 14ª semana;
- Olhos: da 5ª à 9ª semana;
- Coração: da 5ª à 9ª semana;
- Membros: da 6ª à 10ª semana;
- Orelhas: da 7ª à 12ª semana;
- Lábios: da 8ª à 9ª semana;
- Céu-da-boca (palato): da 12ª à 14ª semana;
- Estômago: da 11ª à 12ª semana;
- Órgãos sexuais: da 13ª à 14ª semana.
Tabela de desenvolvimento do bebé na gravidez
Um óvulo fecundado necessita, em média, de 268 dias para se desenvolver completamente. Outros, precisam de 280 e alguns não mais de 240 dias. Apenas 4% dos bebés nasce na data prevista para o parto. Os restantes nascem alguns dias ou semanas antes dessa data.
Formação da placenta e da bolsa de águas
Placenta e vilosidades coriónicas
A placenta é um órgão fundamental para o crescimento e desenvolvimento do bebé. O óvulo fecundado fixa-se na parede uterina onde se implanta graças às vilosidades coriónicas. Estas vilosidades são a génese da placenta.
Apesar da ligação de vasos sanguíneos entre a mãe e o bebé, o sangue da mãe não passa diretamente para o sistema circulatório do feto. Existe sempre uma membrana entre os dois sistemas que permite, também, a passagem de oxigénio e de nutrientes do sangue materno para o do bebé. O dióxido de carbono e os dejetos do bebé seguem no sentido inverso.
Bolsa de águas ou bolsa amniótica
A bolsa de águas ou bolsa amniótica, começa a formar-se na 3ª semana. No início, o líquido amniótico é produzido na placenta com água do corpo da mãe.
A partir do 4º mês da gravidez (por volta da 20ª semana) os rins do bebé começam a funcionar e tomam a seu cargo a produção do líquido amniótico que passa a ser constituído, sobretudo, por urina fetal.
Desenvolvimento do bebé na gravidez
Acompanhe o desenvolvimento do bebé semana a semana.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.