Descobriu que está grávida? Parabéns! E quem não gosta de guardar memórias dos principais acontecimentos das suas vidas? Nos primeiros anos com o seu bebé, poderá nãos ser muito fácil manter tudo em ordem, especialmente o álbum de grávida. Vamos dar-lhe algumas dicas que a vão ajudar a organizar as suas memórias e sugestão de marcos a registar para o futuro.
Álbum de grávida: o registo da sua gestação
A gravidez e o primeiro ano de vida do bebé são momentos marcantes na vida de qualquer casal. A gestação está repleta de marcos, de pequenos momentos especiais, de sentimentos e sonhos, e descobertas tão fascinantes sobre o desenvolvimento da vida.
Mas também há espaço para tarefas mais mundanas,mas igualmente importantes como a decoração do quarto ou a escolha do nome do bebé. Se gosta de guardar memórias, um álbum de grávida ou um blog privado são apenas algumas formas de as guardar para a vida.
1. Quando suspeitou que podia estar grávida e como o descobriu.
2. A foto e o teste de gravidez (talvez o primeiro item da caixa de recordações do seu filho).
3. Como e quando deu a notícia ao pai.
4. A confirmação da notícia junto do seu médico.
5. A ansia até contar aos avós (é quase impossível não contar à nossa mãe e aguardar os três meses da praxe. É bom demais para não partilhar).
6. Fotos da barriga mês a mês (idealmente, com a mesma roupa e no mesmo local, para ter uma noção bem real de como muda o seu corpo ao longo da gravidez).
7. As ecografias da gravidez (a primeira porque é a revelação, a segunda quando descobre se está grávida de uma menina ou de um menino, a terceira porque o seu bebé está formado e já não vai mudar até nascer). Coloque a data em que as realizou.
8. Data prevista para o parto (que será calculada na primeira consulta pré-natal apesar de poder vir a sofrer ajustes ao longo da gravidez em função das observações do desenvolvimento do bebé nas ecografias).
9. Desejos estranhos e outras curiosidades.
10. A escolha do nome do bebé (as sugestões para o nome, mesmo as mais estranhas, e como foi o processo de negociação da escolha do nome). É curioso como as crianças gostam de ouvir estas histórias à volta da sua existência.
11. A escolha dos padrinhos e como foi feito o convite.
12. A compra das primeiras roupas e dos acessórios.
13. O chá do bebé (quem organizou, quem foi, os presentes, as partilhas).
14. O quarto do bebé (o antes e o depois).
15. O dia do nascimento (onde estava quando começaram os sintomas do parto, quem estava consigo, como passou as primeiras horas com as contrações, a chamada para o pai, quando chegou à maternidade, as horas até ao nascimento).
16. O nascimento (dia – hora – minuto – segundo, o comprimento e o peso do bebé, quem estava consigo, o momento em que se conheceram, …).
17. As primeiras horas após o parto (o que sentiu quando, finalmente, ficou sozinha com o seu bebé).
18. O primeiro banho, normalmente, dado ainda na maternidade (o dia, quem deu o banho, a experiência que foi para si e para o bebé).
19. O registo do bebé.
20. A saída da maternidade e a chegada a casa (com quem foi, como se sentiu quando saiu com o seu bebé no colo, a chegada a casa, quem estava consigo, …).
21. O primeiro banho em casa (quem deu, onde, foi fácil ou nem por isso?).
22. Quando caiu o coto umbilical (algumas mães guardam-no na caixa das recordações).
23. A primeira consulta com o pediatra (quem era o pediatra, onde, as dúvidas, …).
24. O batizado (se for o caso).
25. Fotos mensais do bebé no primeiro ano (se não tiver tempo para catalogar logo as fotos, coloque um alfinete com a data e o tempo de vida do seu bebé na roupa).
26. Os objetos e objetos preferidos.
27. Os aniversários, o Natal, …
28. O primeiro passeio.
29. Os sorrisos, as gargalhadas.
30. Marcos do desenvolvimento (quando sorriu, quando rolou, quando sentou, quando gatinhou, quando deu os primeiros passos).
31. O primeiro dente.
32. As primeiras refeições sólidas (alimentos, reação do bebé, local, …).
33. A primeira palavra.
34. O primeiro dia no berçário, nos avós ou na ama.
35. A passagem para o seu próprio quarto.
36. O primeiro corte de cabelo (guarde uma mecha. Dica: as avós também costumam querer).
37. A primeira visita ao dentista.
38. O dia do 1º ano de vida (para recordar tudo outra vez mas agora com o seu bebé incrivelmente crescido e desenvolto. Talvez até já esteja a pensar em voltar a fazer tudo outra vez muito em breve e a dar início a um novo álbum de grávida …).