Breve viagem ao essencial das fases da gravidez, com os marcos que assinalam a formação, crescimento e nascimento do seu bebé. Durante todos os meses da sua idade fértil, o seu corpo prepara-se para abrigar uma nova vida.
Os primeiros três meses da gravidez são marcados pelo desenvolvimento alucinante do novo bebé. De célula única, precisa apenas de 60 dias para se tornar num ser humano totalmente formado, apesar de ainda minúsculo na imensidão do seu útero.
Contudo, em breve, irá sentir os seus primeiros movimentos, ver a barriga a crescer para lá do que alguma vez imaginou ser possível e observar muitas noutras transformações que a preparam para o nascimento e para alimentar o seu bebé nos primeiros meses de vida.
Breve resumo das fases da gravidez
1. Ovulação e período fértil
Durante a sua idade fértil, todos os meses um óvulo (a maior célula do corpo humano com 0,13 e 0,14 mm de diâmetro) cresce, amadurece e é libertado para as trompas de Falópio (ver Sintomas de ovulação).
Ao mesmo tempo, o seu útero prepara-se para uma eventual gravidez: as paredes ficam mais espessas e esponjosas devido à acumulação de sangue.
2. Fecundação
Se durante o período fértil ocorrerem relações sexuais não protegidas e os espermatozoides encontrarem o oócito, pode ocorrer a fecundação – união dos gâmetas (um do pai e outro da mãe) dando origem ao ovo (óvulo fertilizado). Se houver fecundação, o ciclo menstrual é interrompido e fica grávida.
Numa ejaculação, o homem liberta perto de 300 milhões de espermatozoides mas, dos 50 a 150 que chegam até ao óvulo, só um o conseguirá fecundar. O espermatozoide é a célula mais pequena do corpo humano com um comprimento aproximado de 60 μm, pode nadar a 18 cm por hora e demora cerca de duas horas a atingir o óvulo.
3. Nidação e implantação
Se ocorrer a nidação – implantação do ovo fertilizado nas paredes do útero – inicia-se a gravidez, que decorrerá ao longo de 40 semanas (apesar do bebé poder nascer entre as 38 e as 42 semanas) (ver Sintomas de nidação).
4. Divisão e diferenciação celulares
Depois da nidação, a divisão e diferenciação celulares prosseguem e forma-se o embrião. Forma-se, também a placenta, órgão que permite a passagem de nutrientes, gases e excreções entre a mãe e o bebé.
5. De embrião a feto: as primeiras 12 semanas (1º trimestre)
O embrião está ligado à placenta através do cordão umbilical e desenvolve-se dentro da bolsa amniótica (âmnio). De todas as fases da gravidez, esta é a mais delicada. Depois de todos os órgãos embrionários estarem formados, o embrião passa a designar-se por feto, tendo já uma forma humana.
- Mês 1 – Pesa 1 g e tem 1 mm de comprimento (ovulação, fecundação e nidação).
- Mês 2 – Pesa 2 a 3 g e mede cerca de 3 a 4 cm.
- Mês 3 – Pesa 30 g e mede cerca de 10 cm.
6. Crescer e amadurecer
No final do 1º trimestre (12 semanas da gravidez) o bebé é um ser humano em ponto pequeno. Daqui até ao nascimento, o feto vai crescer e os seus órgãos amadurecer, preparando-se para nascer.
- Mês 4 – Pesa 150 g e mede cerca de 16 cm (desenvolvem-se os sentidos do gosto e do tato).
- Mês 5 – Pesa 250 a 300 g e mede cerca de 25 cm (pode sentir os movimentos do seu bebé).
- Mês 6 – Pesa 600 g e mede cerca de 32 cm (se nascesse agora, apesar de prematuro já teria hipóteses de sobreviver).
- Mês 7 – Pesa 1,2 a 1,4 kg e mede cerca de 40 cm (pode escutar os sons do exterior).
- Mês 8 – Pesa 2 a 2,5 kg e mede cerca de 47 cm (começa a preparação para o nascimento).
- Mês 9 – Pesa 3 a 3,5 kg e mede cerca de 50 cm (reúne todas as condições para nascer).
7. Trabalho de parto e parto
O trabalho de parto é constituído por 3 fases:
- 1ª fase – Dilatação do colo do útero e rutura das membranas amnióticas
- 2ª fase – Expulsão do feto
- 3ª fase – Expulsão ou dequitadura da placenta
Conheça com detalhe o que se passa no início da sua gravidez: Primeira semana do desenvolvimento embrionário e Segunda semana do desenvolvimento embrionário.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.