Falando estritamente, os bebés não falam. No entanto, os bebés são seres muito vocais, mesmo que não consigam falar. A maioria dos bebés de 7 meses consegue palrar, mas apenas irá pronunciar as primeiras palavras a seguir ao primeiro aniversário. Mas como aprendem os bebés a falar e como podem os pais estimular esta característica inata do seu bebé?
Como aprendem os bebés a falar?
No primeiro ano de vida, os bebés não falam verdadeiramente mas, ainda assim, são muito vocais. Nos primeiros seis meses, todos os bebés balbuciam da mesma forma o que torna muito difícil distinguir um bebé europeu dum asiático, por exemplo. Nos segundos seis meses seguintes, os bebés estão programados para se tornarem sensíveis aos pais e ouvirem atentamente as suas vozes.
Tudo começa com o movimento da língua e dos lábios
Com apenas um ou dois meses de vida, o bebé começa a empurrar a língua um pouco para fora com os lábios entreabertos. Quando os junta, forma uma pequena bolha de saliva. Esta fase é designada como pré-palrar. Apesar do movimento da boca, o bebé ainda não emite nenhum som.
Por volta dos dois, três meses, começa a palrar e nunca mais pára de usar os sons da boca para tentar comunicar. No início, limita-se a lançar gritos e sons experimentais. Depois, à medida que as semanas passam, aparecem os sons de vogais abertas. Esta é a fase dos gritinhos, com muitos “oooooos” e “aaaaaas”.
Entre os três e os seis meses, é capaz de se entreter sozinho por longos períodos de tempo a palrar e a experimentar sons. Às vogais, juntam-se as consoantes, produzindo agora uma grande variedade de sílabas como “ba”, “ca”, “da”, “ma” e “pa”.
Pouco a pouco, as sílabas isoladas combinam-se para produzir sons como “mamam”, “papam”, “bubuu” ou “adaad”. Nesta fase, quando os pais falam para o bebé, o mais provável é que ele se cale e fique atento aos sons que emitem.
Nesta fase, o bebé já reconhece uma voz e pode usar a vocalização para chamar a atenção, ainda que os sons não tenham um sentido específico. Para além disso, começa a variar a intensidade do tom e a frequência a que palra.
Por volta dos oito ou 9 meses, começa a balbuciar, ou falar de forma imperfeita e pouco percetível. Com 10 meses pode dizer “papa” e “mamã” com intencionalidade, atribuindo um significado real à palavra. Com 12 meses pode dizer mais uma ou duas palavras mas será preciso aguardar até aos 2 anos para conseguir formar frases simples.
Este processo pode ocorrer em idades diferentes:
- 3% das crianças dizem a sua primeira palavra aos 9 meses;
- 10% aos dez meses;
- 50% aos doze meses;
- 90% aos dezoito meses.
Falar à bebé ou falar naturalmente?
Muitos pais não resistem à tentação de imitar os sons produzidos pelo seu bebé. Contudo, os especialistas defendem que devem ser as crianças a imitar os pais e não o contrário.
É preciso falar “a sério” com os bebés, mesmo sabendo que não percebem o que estamos a dizer-lhes, porque esse é o “catalisador” da sua aprendizagem da língua. O discurso adulto é muito mais rico em sons e inflexões.
Articular muito bem e esticar as vogais de forma exagerada (“oooohhh, meu liiiindoooo bebéééééé”) também parece ajudar o cérebro dos bebés a modelar mais facilmente os movimentos necessários à fala.
Reconhecer a língua materna
Nos primeiros 5 ou 6 meses de vida, todos os bebés emitem os mesmos tipos de sons, independentemente da língua de origem. Até mais ou menos aos 8 meses, os bebés prestam igualmente atenção aos sons de todas as línguas que ouvem.
Só por volta dos 12 meses, é que os bebés passam a reconhecer claramente a língua materna – ou seja, aquela que é, normalmente, a mais falada à sua volta – em detrimento de qualquer outra.
Como estimular a linguagem?
Cada bebé nasce com a capacidade inata de falar mas os pais podem encorajar os seus bebés falando com eles. O estímulo diário e constante é decisivo para o desenvolvimento da linguagem dos bebés e das crianças.
Com apenas 7 meses, por exemplo, as palavras que os bebés ouvem estimulam as áreas motoras do cérebro que estão encarregadas de coordenar e planificar os movimentos que irão permitir, uns meses depois, a articulação efetiva da fala.
A estimulação do desenvolvimento da linguagem do bebé pode ser feita nas atividades mais simples do dia-a-dia: ao dar de mamar, na troca da fralda, no banho, ao vestir, no carro.
Use um discurso simples, fale com calma e sem pressas, e de modo a captar a atenção do seu bebé.
A descrição das atividades que estão a fazer, cantar, contar histórias, brincar ou simplesmente conversar, agradam ao bebé e ajudam-no a desenvolver, gradualmente, a sua enorme capacidade de comunicação.