A partir de que idade oferecer iogurte ao bebé?
O iogurte é um alimento muito desejado: é bom nutricionalmente, é prático e costuma fazer as delícias dos mais pequeninos. Mas também levanta uma grande dúvida: a partir de que idade oferecer iogurte ao bebé? Saiba a resposta neste artigo.
Quando oferecer iogurte ao bebé?
A partir de que idade podem os bebés comer iogurte?
Segundo as recomendações, as crianças podem comer iogurte a partir dos 9 meses.
Estes iogurtes que podem ser oferecidos a partir dos 9 meses são os iogurtes ditos “normais”, de adulto, e que são feitos a partir do leite de vaca.
Apesar de o leite de vaca não ser aconselhado antes dos 12 meses de idade, a fermentação que o iogurte sofre altera a sua composição e faz com que este seja muito mais facilmente absorvido do que o leite.
Mas há no mercado iogurtes para bebés que se podem dar mais cedo. Esses não são bons?
Os iogurtes para bebés são uma opção existente no mercado e que é direcionada a bebés com mais de 6 meses. Contudo, a maioria destes iogurtes possuem açúcar adicionado na sua composição (mesmo os que são naturais), e têm também um custo mais elevado do que o iogurte natural normal.
Se não quiser esperar pelos 9 meses do seu bebé para introduzir o iogurte “normal”, procure ler os rótulos e escolher os iogurtes para bebés com menor teor de açúcar.
Os bebés com 9 meses podem comer iogurte com lactose?
Podem. A lactose é o açúcar natural do leite, e que, como tal, também está presente no leite que a criança já bebe (seja materno ou fórmula).
Adicionalmente, mesmo que o bebé seja intolerante à lactose deverá ser avaliada a tolerância ao iogurte (ver O meu filho é intolerante à lactose. Onde encontrar o cálcio?).
O iogurte, devido ao processo de fermentação que sofre, contem uma quantidade mínima de lactose (muito inferior ao leite), e por isso, na maioria das vezes, é facilmente tolerado sem qualquer tipo de manifestação.
O meu filho tem 9 meses e gostava de introduzir o iogurte, qual devo preferir?
Deve optar pelo iogurte natural, desnatado (sem natas e sem ser grego) e sem adição de açúcar ou de mel (proibidos no primeiro ano de vida).
Os iogurtes de aromas podem ser introduzidos mais perto do 1º ano de idade, mas mesmo assim, deverá continuar a preferir o iogurte natural.
Os de aromas são açucarados e não têm qualquer vantagem para a educação do paladar e criação de hábitos alimentares saudáveis.
Consulte também o Guia da Alimentação para o primeiro ano de vida do bebé.