Se concebeu recentemente, é muito provável que ainda nem desconfie que está grávida. Nas semanas iniciais da gestação, apesar de nada se notar no exterior do seu corpo, no seu interior, ocorrem grandes mudanças. Estas, têm como principal objetivo garantir as condições ideais para a fecundação, implantação e nutrição do embrião. Saiba como tudo acontece no início da gestação.
Início da gestação passo a passo
A gravidez começa no primeiro dia do último período menstrual. Apesar de nas duas primeiras semanas da gestação não estar realmente grávida, esta foi a forma que os especialistas encontraram para datar as 40 semanas da gravidez (ou 280 dias). Na 1ª ecografia da gravidez, o seu obstetra irá confirmar a idade da gravidez e a data provável para o parto.
O ovo fecundado precisa, em média, de 266 dias (38 semanas) para atingir o seu completo desenvolvimento. Alguns bebés precisam de 280 (40 semanas) para se desenvolver enquanto outros apenas de 240 dias (34 semanas e três dias). Apenas 4% dos bebés nascem na data prevista. Os restantes nascem algumas semanas antes ou depois.
Como tudo começa
Todos os meses, um dos seus ovários liberta uma célula reprodutora, o óvulo. Se tiver relações sexuais desprotegidas durante o seu período fértil, dá-se a conceção e gravidez.
Nesta altura, algumas características do seu corpo mudam com vista à criação das condições ótimas para a formação de uma nova vida:
- O seu cérebro liberta uma hormona que faz com que os ovários produzam estrogénio, hormona responsável pelo amadurecimento de um dos milhares de óvulos imaturos que existem nos seus ovários.
- Quando o óvulo fica maduro, é libertado para as trompas de Falópio (ovulação).
- No interior do seu útero, começa a formar-se uma camada de tecido, altamente irrigada com vasos sanguíneos, ideal para alojar o óvulo depois de fecundado (implantação).
- O muco cervical que, habitualmente inóspito para os espermatozoides, torna-se viscoso e fluído para facilitar a subida dos espermatozoides em direção ao óvulo que os aguarda na trompas de Falópio.
Recomenda-se iniciar a toma diária de ácido fólico (400 microgramas por dia) assim que o casal decide começar a tentar engravidar. O ideal é iniciar a toma com uma antecedência de cerca de 3 meses antes de começar a tentar engravidar prolongando-se até à 12ª semana da gestação.
Início da gestação: fecundação e clivagem
Com o encontro do espermatozoide com o óvulo, estão reunidas todas as condições para dar início a uma nova vida. Por norma, apenas um espermatozoide consegue perfurar a camada externa do óvulo, fecundando-o.
A partir desse momento, com a fusão das duas células (o óvulo da mãe e o espermatozoide do pai), reúne-se todo o material genético necessário para dar início à formação de uma nova vida. Com a fecundação, o sexo do bebé e outras características hereditárias ficam definidas (ver Como é determinado o sexo do bebé?).
Rapidamente, o zigoto (designação do ovo fertilizado com 16 células) começa a dividir-se e a multiplicar-se ao mesmo tempo que desliza ao longo das trompas de Falópio em direção ao útero, onde se irá alojar. Em breve, as células começam a diferenciar-se entre si para formar as diversas partes do corpo (pele, ossos, cartilagem, etc.) e órgãos do embrião.
Início da gestação: implantação do óvulo no útero
O útero será a casa do seu bebé nos próximos meses. Ai, estão reunidas todas as condições para acomodar devidamente o seu crescimento, para o alimentar e manter aquecido.
A implantação do ovo fertilizado na mucosa uterina (ou nidação), ocorre entre o 5º e 10º dia após a conceção, ou seja, uns dias antes do dia em que contava com a chegada do período menstrual.
A nidação pode dar origem a certos sintomas como um sangramento ligeiro (ver Pequenos sangramentos no início da gravidez) que, na maior parte dos casos dura apenas algumas horas, ou alguns dias. O corrimento vaginal também adotar uma tonalidade mais acastanhada do que o habitual.
Com a implantação, o bebé passa a chamar-se “embrião”, designação que mantém até à 8ª semana altura em que passa a chamar-se “feto”. Ao longo das próximas semanas, o embrião desenvolve todas as suas estruturas até se transformar num ser humano completamente formado (ver De embrião a feto: as primeiras semanas de vida).
Início da gestação: primeiros sintomas de gravidez
Os sintomas inicias da gravidez devem-se, sobretudo, às profundas alterações hormonais típicas da gravidez. Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Tensão mamária;
- Náuseas e vómitos;
- Alterações do paladar e do olfato;
- Fadiga e cansaço;
- Dor abdominal, barriga inchada e desconforto intestinal;
- Mudanças de humor;
- Dores de cabeça.
A falta do período menstrual é o sintoma clássico da gravidez. Por volta do quinto dia de atraso menstrual, poderá fazer um teste de gravidez de farmácia para confirmar as suas suspeitas. Perante concentrações baixas da hormona beta-hCG (a hormona da gravidez), o teste pode dar negativo. Neste caso, poderá repetir o teste alguns dias mais tarde.
Conheça a média dos valores hCG na gestação e saiba como são contadas as semanas da gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.