Sabia que o leite materno muda nos primeiros dias pós-parto e depois ao longo da própria mamada? Conheça as várias fases do leite materno e como a constituição do leite se altera por forma a transmitir ao bebé os anticorpos que reforçam o seu sistema imunitário e todos os nutrientes necessários ao seu crescimento.
O leite materno é o melhor alimento para o bebé desde o nascimento até aos 6 meses de vida. Este é o conselho da Organização Mundial da Saúde que recomenda o aleitamento em exclusivo até aos 6 meses e a sua continuação até aos 2 anos ou mais.
O leite materno tem todos os nutrientes necessários ao crescimento do bebé desde o nascimento até à introdução dos primeiros alimentos sólidos numa fase em que o bebé precisa de mais energia para suportar o seu grande desenvolvimento. Mas não é só. Surpreendentemente, o leite materno tem a capacidade de se adaptar ao longo da própria mamada para satisfazer completamente o bebé.
Fases do leite materno
1. Fases do leite materno: colostro
É a primeira substância produzida pelo peito materno. Nas últimas semanas da gravidez, o seu peito pode mesmo começar a produzi-lo e, por vezes, é expelido, molhando o sutiã.
Este primeiro leite, tem um aspeto cremoso e amarelado ou transparente e, apesar de ser produzido em pequena quantidade, tem na sua constituição todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o recém-nascido.
O colostro também é rico em anti-corpos que ajudam a reforçar as defesas naturais do bebé protegendo-o contra doenças e infeções.
Tem um baixo teor em gorduras e calorias, é de fácil digestão, tem uma função protetora do tubo digestivo e um efeito laxante que ajuda o recém-nascido a eliminar o mecónio (as primeiras fezes) e a limpar do tubo digestivo. Também previne a icterícia neonatal devido à eliminação de bilirrubina do intestino.
2. Fases do leite materno: leite de transição
Por volta do 4-5 dia após o parto, o colostro transforma-se no leite de transição: é a chamada subida do leite. Nesta altura, pode sentir o peito cheio, firme e pesado.
O leite de transição, tem uma composição intermédia entre o colostro e o leite maduro.
A cor acinzentada e o aspeto aguado, constitui um factor de preocupação para muitas mães que pensam, erradamente, que o leite não é suficientemente bom para o bebé, acabando por desistir de amamentar.
3. Fases do leite materno: leite maduro
Cerca de 15 dias após o parto, o leite de transição evolui para o leite maduro, produzido em maior quantidade. Rico em gorduras, hidratos de carbono e proteínas, tem todos os nutrientes necessários ao crescimento do bebé.
Sabia que o leite materno muda ao longo da mamada?
O leite materno, é tão completo e adaptado às necessidades do bebé que muda ao longo da mamada, para satisfazer a sede e nutrir o bebé de modo satisfatório.
A sua constituição química muda ao longo da mamada: no início é baixo em gordura e rico em lactose, açúcares, proteínas, vitaminas, minerais e água. À medida que a mamada continua, o leite muda e passa a ter mais gorduras e menos açúcares.
O aspeto também muda, tornando-se mais denso e branco, e a composição química altera-se de acordo com as necessidades do bebé.
Saiba quando acordar o bebé para mamar e como saber se o bebé mama leite suficiente.