Hoje em dia, já não é aceitável que a mãe seja separada do seu bebé por um longo período de tempo a seguir ao parto. Para além das vantagens apontadas pelos especialistas sobre o contacto pele-a-pele para o bem-estar do recém-nascido, também é amplamente reconhecido que, quanto à amamentação, a primeira regra é começar cedo. Assim, quando começar a dar de mamar?
Após o nascimento, o bebé é observado pelo pediatra que faz o primeiro exame para confirmar se o bebé se está a adaptar de forma satisfatória à vida extrauterina e ao stress provocado pelo parto (índice de APGAR).
O bebé também recebe uma injeção de vitamina K para prevenir hemorragias que pode ser administrada já no aconchego dos braços da mãe (contacto pele-a-pele) a não ser que o nascimento tenha sido complicado e precise de recuperar do esforço do trabalho de parto.
Quando começar a dar de mamar?
Quando começar a dar de mamar?
Se mãe e bebé estiverem bem, a amamentação deve começar logo que possível, idealmente, na primeira meia hora após o parto.
A amamentação é um tema capaz de gerar grande ansiedade nas mães. Ou porque é a primeira vez que o vão fazer ou porque têm alguma experiência negativa de filhos anteriores.
Estabelecer este laço precocemente ajudará a quebrar muitos medos e inseguranças maternos mas, também, a fornecer energia ao recém-nascido, também ele exausto com o processo do parto.
Felizmente, contará com profissionais no hospital / maternidade que a vão ajudar na “pega” da mama e que a irão ensinar e incentivar a dar de mamar, desafinado todos os eventuais receios.
Como saber se o leite da mãe é “bom”?
Não existe leite materno fraco. O leite que a mulher produz é sempre o melhor alimento para o seu bebé. Só quando o leite é produzido em quantidade insuficiente para alimentar o bebé, e nunca porque é fraco ou aguado, o pediatra pode aconselhar leite artificial, possibilidade igualmente válida para as mães que não podem ou não querem amamentar.
Existe um horário ideal para dar de mamar?
O horário para a amamentação deve ser livre. Gradualmente, o bebé irá estabelecendo a sua própria rotina. Nas primeiras semanas de vida, o bebé deve mamar a cada 3 horas e meia uma vez que ainda não está preparado para lidar com grandes períodos de jejum.
Contudo, esta é uma questão a debater com o pediatra uma vez que cada bebé é único e tem necessidades específicas que devem ser acauteladas.
Como varia o peso do bebé nas primeiras semanas e meses de vida?
Nos primeiros dias de vida, todos os bebés perdem algum peso. Na primeira semana, o bebé pode perder até 10% do peso que tinha à nascença (isto é, perder 100 gramas por cada quilo de peso ao nascer).
A partir do início da segunda semana de vida, o peso começa a aumentar de modo gradual e, no final da semana, o mais provável é que tenha recuperado o peso com que nasceu.
Nos primeiros três meses, é esperado que os bebés ganhem cerca de 20 a 30 gramas por dia, o que corresponde a cerca de 600 a 900 gramas por mês. Nas primeiras consultas do seu bebé, o peso será um indicador importante para aferir o seu bem-estar.
A partir do 4º mês de vida, o aumento de peso desacelera. Até aos 9 meses, espera-se que os bebés aumentem cerca de 450 gramas por mês e dos 9 aos 12 meses, 300 gramas por mês, aproximadamente.
No segundo ano de vida, o aumento de peso é ainda mais lento e a criança pode aumentar cerca de 200 gramas de peso por mês.