É muito frequente as mães ouvirem dizer que as tetinas dos biberões, ou até a própria chupeta são desaconselhadas nos primeiros dias de vida. Neste artigo, encontrará a justificação.
Uso de tetinas nos primeiros dias
O principal motivo para não usar tetinas nos primeiros dias de vida é para que não haja qualquer interferência com a amamentação. Os músculos utilizados e o esforço necessário para a sucção através de uma tetina são diferentes dos utilizados quando o bebé é amamentado ao peito, criando o que se chama de “Nipple Confusion”.
Sucção e amamentação
De uma forma prática, a ergonomia da tetina permite que a sucção seja mais fácil e que o fluxo de leite seja maior, quando comparados com a mama da mãe levando a que o bebé faça menos esforço para se alimentar.
Na amamentação, existe uma combinação entre a sucção e o bombear o leite dos ductos de leite, que tem que ser feita pelo bebé durante toda a mamada. No caso do biberão, o leite flui quase de imediato pela tetina assim que o bebé inicia a sucção, sendo que o bebé apenas controla o fluxo do leite e nem precisa de manter a abertura da boca.
Assim, é muito complicado para um bebé pequenino aprender as diferenças e ser capaz de alternar entre as duas formas de alimentação.
Qual é o problema da sucção na tetina ou no peito da mãe ser diferente?
É frequente que após ter contacto com o a tetina do biberão e com a chupeta o bebé deixe de fazer uma pega correta na mama, dificultando a amamentação.
Por outro lado, a deficiente pega da mana também favorece o desenvolvimento de feridas na mama, como gretas ou fissuras no mamilo. Pode ainda acontecer que o bebé deixe completamente de querer mamar, não fazendo qualquer movimento de sucção quando colocado ao peito.
- Como prevenir as fissuras e outros desconfortos na amamentação?
- Qual a posição correta para dar de mamar?
O que se deve fazer se o bebé precisar de tomar algum líquido (medicamento, por exemplo)?
Ainda que existam tetinas melhores do que outras, nenhuma é exatamente igual à mama. Adicionalmente, os bebés também aprendem e reagem de formas diferentes.
Contudo, para os bebés mais pequeninos, o ideal é não arriscar e no caso de ser necessário oferecer algum líquido (medicamento, água, leite materno retirado com a bomba), recorrer a colheres ou a copinhos adequados para os bebés ou então a pequenas seringas.
Reflexo de sucção
O reflexo de sucção está presente mesmo antes de o bebé nascer. Após o nascimento, a ação é estimulada quando se toca o palato da boca do bebé. Este reflexo permite que o bebé agarre o peito de forma adequada para se alimentar. Entre os 2 e os 4 meses, este reflexo dá lugar à ação voluntária de mamar.