Guia da alimentação infantil dos 0 aos 12 meses:
- Passo 1: amamentação exclusiva (dos 0 aos 6 meses)
- Passo 2: início da alimentação complementar (6 meses)
- Passo 3: os primeiros alimentos sólidos (7 meses)
- Passo 4: novos alimentos e hábitos alimentares (8 meses)
- Passo 5: preferências alimentares e refeições em família (9 meses)
- Passo 6: os hábitos alimentares estão adquiridos (10-11 meses)
- Passo 7: as necessidades crescem (12 meses)
Passo 5: Preferências alimentares e refeições em família
O seu bebé aos 9 meses:
- Tenta alimentar-se sozinho.
- Leva a comida à boca com as mãos e mastiga.
- Bebe por um copo com ajuda.
- Exprime a sua vontade e preferências por certos alimentos.
O que muda na preparação dos alimentos?
Uma vez que a alimentação deve acompanhar o desenvolvimento do bebé, o creme de legumes deve ser gradualmente mais consistente e granuloso (carne menos passada e o peixe finamente desfiado).
A fruta já não precisa de ser sempre reduzida a puré mas raspada ou grossamente esmagada com um garfo permitindo ao bebé treinar a mastigação e contactar com novos sabores e texturas.
Novos alimentos
Peixe
Entre os 8–9 meses, depois dos legumes, carne e fruta, junta-se mais um importante alimento à dieta do bebé: o peixe. O peixe é uma fonte rica em proteínas de elevada qualidade, ácidos gordos essenciais, vitaminas, ferro e minerais.
O peixe, à semelhança da carne, deve ser magro (pescada, maruca, linguado, robalo) e fresco (preferencialmente) apesar de alguns especialistas não desaconselharem o peixe congelado.
A confeção da sopa é semelhante à de carne, com a exceção de se cozer o peixe à parte, desfiando-o finamente e acrescentando-o posteriormente ao caldo de legumes. Não adicionar sal e temperar com um fio de azeite em cru (não ferver).
O ovo
Cercar de duas semanas após a introdução do peixe, chega a vez da gema de ovo (tradicionalmente, aconselha-se a introdução da clara de ovo após os 12 meses para minimizar o risco de alergias apesar de não as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde apontarem para a não relação direta entre o adiamento da introdução de certos alimentos e eventuais reações alérgicas em idades mais precoces). O ovo, fonte de proteínas, substitui até duas refeições de peixe ou carne por semana.
A gema deve ser introduzida de forma progressiva, por exemplo esfarelada na sopa. Deverá começar com ¼ de gema, prosseguindo para ½ gema, ¾ de gema e finalmente a gema inteira, em intervalo de cerca de 1 a 2 semanas.
O iogurte
Por volta dos 8-9 meses introduz-se o iogurte natural não açucarado. Pode ser oferecido ao lanche (e não como sobremesa) simples ou com fruta ralada, uma vez por dia. Mais tarde, pode adicionar-se 1-2 bolachas tipo Maria raladas.
As leguminosas
Comece a oferecer feijão fradinho, branco ou preto, lentilha e depois o grão e as ervilhas na sopa.
Exemplo das refeições diárias de um bebé de 9 meses:
- Pequeno-almoço: peito ou leite de transição.
- Lanche da manhã: peito ou leite de transição.
- Almoço: 1 sopa só de legumes + 1 prato de carne/peixes magros/gema de ovo + fruta.
- Lanche: 1 papa de farinha láctea ou 1 iogurte + 1 fruta.
- Jantar: 1 sopa só de legumes + fruta.
- Ao deitar: peito ou leite de transição.
O que os pais devem saber:
- Se o bebé demonstrar desagrado pelo sabor ou textura de algum alimento não desista à primeira. Estudos demonstram a necessidade de tentar cerca de 8 vezes ou mais para que o bebé aprenda a gostar de um alimento. É importante insistir e não dissimular os alimentos rejeitados com outros nem substituir a refeição por leite. Afinal, o objectivo é educar a criança a comer de tudo.
- Não adicione sal nem açúcar (fruta, água, chá) às refeições do seu bebé.
- Prefira refeições preparadas em casa, de confeção simples, com pouca gordura, utilizando o azeite e as ervas aromáticas como tempero. Os boiões de comida salgada ou de fruta devem ser reservados para aqueles momentos em que não tem hipótese de cozinhar ou preparar uma refeição caseira.
- Limpe os dentes e as gengivas do seu bebé após as refeições com a ponta de uma fralda de pano humedecida em água tépida filtrada ou fervida.
Receitas para o seu bebé
Borrego com legumes e pêra (4 doses)
- 150 g de carne de borrego limpa
- 25 g de cebola
- 50 g de cenoura
- 50 g de batata
- 1/2 pêra
- 1 colher (sopa) de azeite
- Arranje a carne e corte-a em pedaços pequenos. Numa panela, leve a aquecer o azeite juntamente com a cebola e deixe refogar muito ligeiramente.
- Junte a carne e deixe cozer.
- Descasque e parta aos cubinhos a batata, a cenoura e a pêra e adicione à carne. Cubra com água q.b.
- Deixe cozer muito bem cerca de 30 minutos.
- Reduza a puré.