Com 1-2 anos de idade, o seu filho já está apto para partilhar a alimentação familiar, que deverá ser completa e nutricionalmente equilibrada.
Durante toda a vida, e com relevo nestes primeiros anos, a alimentação assegura o adequado crescimento e desenvolvimento cognitivo da criança, contribuindo e proporcionando o seu bem-estar físico, emocional e também social.
Relativamente ao primeiro ano de vida, o crescimento desacelera mas, por outro lado, aumenta a atividade física da criança.
Alimentação criança de 1-2 anos
A rotina alimentar
O almoço e o jantar devem começar sempre com um prato de sopa de legumes.
Estabeleça uma rotina de 5 ou 6 refeições para o seu filho e lembre-se que embora ainda não estando em idade escolar, o pequeno-almoço é uma refeição essencial que nunca deve ser esquecida.
A ceia poderá ser incluída na rotina, se o tempo entre o jantar e a hora de dormir for muito longo e se a criança sentir fome. Esta refeição deverá ser leve e conter poucos alimentos, como sugestão, leite simples, ou uma fatia de pão de mistura.
Água
A hidratação da criança é também bastante importante. A criança deve beber água ao longo do dia, de uma forma regular, em pequenas quantidades de cada vez.
Fruta
De forma a atingir as recomendações, as crianças devem comer cerca de 3 peças de fruta por dia, de qualquer variedade, dependendo da preferência.
Se a incluírem à sobremesa das refeições principais (sendo a sobremesa de eleição em detrimento de bolos, sobremesas ou iogurtes), e incluírem ao pequeno-almoço ou ao lanche é possível satisfazer esta necessidade.
Vitamina C
A vitamina C é muito importante para o aproveitamento do ferro, pelo que as refeições das crianças devem sempre incluir vegetais / frutos de forma a potenciar o contributo em ferro da carne / peixe / ovo / leguminosas.
Por outro lado, o cálcio diminui este aproveitamento, pelo que é desaconselhado o consumo de sobremesas lácteas (incluindo iogurtes) após a refeição.
Leite e derivados
Por volta de um ano de idade as crianças podem mudar do aleitamento materno ou do leite industrial para o leite de vaca que deverá ser gordo até aos 24 meses embora se possível deva ser usado um leite de continuação.
O leite de vaca tem menos ferro pelo que nos devemos preocupar com as fontes de ferro na alimentação da criança depois de um ano.
Nesta fase a quantidade de leite e derivados deve chegar aos 500 ml, tendo em conta particularmente a sua riqueza em cálcio, importante para o desenvolvimento de ossos e dentes.
Leguminosas
No contexto de uma alimentação saudável, as leguminosas (feijão, grão, ervilha, fava, lentilha, chícharo) podem também substituir numa refeição a carne, peixe ou ovo, desde que complementadas com um cereal (arroz, por exemplo).
Açúcar e alimentos ricos em açúcar
O açúcar de adição e alimentos / preparações açucaradas não têm uma recomendação simplesmente porque devem ser consumidos o mínimo possível.
Dentro destes alimentos incluem-se bolachas, biscoitos, bolos, gelados, chocolates, rebuçados…