Primeira fase: por volta dos 6 meses
As primeiras provas são um marco muito importante para o bebé. Durante esta etapa, o bebé entra em contacto pela primeira vez com alimentos e formas de se alimentar até então desconhecidos.
Mas esta fase também é exigente para quem cuida do bebé. Preparar os utensílios, conhecer os alimentos que se podem introduzir e compreender o ritmo da criança são bons aliados para ultrapassar este desafio com sucesso.
Segunda fase: dos 6 aos 9 meses
Depois de aprender a saborear os primeiros sabores, o bebé está pronto para experimentar novos alimentos.
Dos 6 aos 9 meses, introduzem-se novos alimentos como a carne (frango, carne de vaca magra, fígado), peixe e lacticínios (iogurte natural e sem açúcar, mas também novas frutas (uvas, figos, damascos e frutos seca), leguminosas (lentilhas, feijões) e os ovos (introduzidos com cuidado e bem cozinhados).
Esta é também o momento de preparar os purés que devem ser menos líquidos. A consistência grumosa ajuda o bebé a treinar a mastigação e prepara-o para começar a comer alimentos sólidos.
Terceira fase: dos 9 aos 12 meses
Gradualmente, o bebé começa a substitui as refeições de leite por uma dieta mais variada. No final desta fase, fará 3 refeições diárias de sólidos por dia.
Esta mudança na dieta deve acompanhar o seu crescimento. Dos 10 aos 12 meses, o bebé desenvolve-se muito. Começa a gatinhar, surgem os primeiros dentes, a comer sozinho e precisa de energia para apoiar todo este crescimento.
Ao mesmo tempo que se habitua aos novos alimentos e os seus horários se aproximam do resto da família, é importante que partilhe a mesa da refeição e se integre na rotina da família.
As 3 fases da diversificação alimentar
Dos 6 aos 12 meses o seu bebé transforma-se. Lentamente, adquire novas competências a caminho da independência. Mas os bebés não se desenvolvem todos da mesma forma nem ao mesmo ritmo. Por isso, antes de se iniciar a diversificação alimentar,é importante perceber se o seu bebé está pronto para o desmame.
- Primeira fase: por volta dos 6 meses
- Segunda fase: dos 6 aos 9 meses
- Terceira fase: dos 10 aos 12 meses
Bibliografia consultada
- A primeira alimentação o bebé, Annabel Karmel, Edição Civilização, 2010
- A alimentação do bebé de 0 a 24 meses, Yolanda Ruiz Ruiz, Girassol Edições, Lda. 2014
- O livro da alimentação do bebé feliz, de Gina Ford, Bertrand Editora, 2014