Como saber se o bebé está com diarreia? É muito frequente que os pais fiquem preocupados quando o cocó do bebé é líquido, pensando tratar-se de um caso de diarreia mas, nos primeiros meses de vida, é uma situação perfeitamente normal, uma vez que o bebé só é alimentado com leite. Como saber se o bebé está com diarreia ou se é uma situação normal?
Como saber se o bebé está com diarreia?
O cocó do bebé e a alimentação
Geralmente o cocó do bebé, para além de ser líquidos, tem uma cor mais viva como amarelo / alaranjado, não sendo motivo para preocupação. O cocó do bebé só se tornará mais consistente e mais escuro mais tarde, quando começar a diversificação alimentar.
Sendo assim, como saber se o bebé está com diarreia?
Pelo facto de o bebé ter o cocó liquido não é fácil detetar casos de diarreia. Uma das principais formas de fazer esta distinção é avaliando a quantidade de fezes em vez da sua consistência.
Se o número de fezes que vezes que o bebé faz cocó aumenta muito em comparação com o normal, e se este aumento estiver associado a vómitos ou outros sintomas, deve procurar aconselhamento médico.
O facto de o bebé fazer cocó logo após mamar é preocupante?
Não, é uma situação perfeitamente normal. O facto de o bebé fazer cocó logo após ser amamentado é sinal de que os seus intestinos estão a funcionar corretamente, algo importante nos bebés mais pequeninos.
É inclusivamente possível que o bebé possa fazer cocó ainda durante a mamada, especialmente nos primeiros meses de vida.
Devo ter atenção a outros aspetos do cocó do bebé?
Sim, ainda que não deva estar constantemente ansiosa, deve ter atenção e procurar aconselhamento médico, se as fezes forem escuras, se notar a presença de sangue ou se por outro lado forem muito esbranquiçadas.
Deverá também procurar apoio se existirem indícios de possível prisão de ventre, isto é, o bebé passar muitos dias sem fazer cocó ou as fazes serem muito duras (geralmente na forma de “bolinhas”).
O que pode provocar prisão de ventre no bebé?
Vários fatores podem contribuir para que o bebé tenha dificuldade em fazer cocó:
1. Bebés alimentados com leite de fórmula
Alguns leites de fórmulas podem causar obstipação no bebé. Converse com o seu pediatra no sentido de encontrar uma alternativa que se adeque às características do bebé.
Também é fundamental que respeite a quantidade de pó e água recomendadas pela marca. Pó a mais, ao contrário do que se pensa, não alimenta nem sacia mais o bebé.
2. Cólicas e gases
As cólicas no bebé mais pequenino podem ser confundidas e agravadas com os sintomas associados à prisão de ventre devido a um incómodo gastrointestinal acrescido.
3. Ingestão insuficiente de líquidos (desidratação)
Tal como o adulto, os bebés precisam de líquidos para manter o bom funcionamento orgânico. Se amamenta, é muito importante que beba entre 1,5-2 litros de água por dia como entre meio a 1 litro de leite.
4. A fase da diversificação alimentar
Ao nascer, o sistema digestivo é imaturo e sensível. O processamento das proteínas do leite materno (ou do leite de fórmula) e dos sólidos implica a produção de enzimas e o amadurecimento do sistema digestivo, é necessário fazer uma transição gradual e equilibrada.
É muito importante que a fibra faça parte da dieta do bebé assim como a ingestão de líquidos (água ou leite) em pequenas quantidades, ao longo do dia.
5. Dificuldade/resistência em fazer cocó
Nas crianças mais crescidas, a associação da hora de ir à casa de banho a sensações desagradáveis, como dor, pode originar resistência e fazer com que “segure” o cocó. Este comportamento gera um ciclo vicioso: fezes duras – dor – retração – fezes duras – dor – retração.