Que quantidade de água precisam os bebés e as crianças? A resposta não se traduz num simples número a exprimir determinada quantidade. Existem vários fatores em jogo. O facto de o bebé estar a amamentar ou não é apenas um exemplo que determinará a partir de que idade necessita de água.
Vamos ver cada fator um a um, para ficarmos esclarecidos sobre que quantidade de água precisam os bebés e as crianças.
É preciso começar a dar água ao bebé assim que ele começa a diversificação alimentar, ou seja, que se introduz a papa ou a sopa. Se se o bebé não estiver a ser exclusivamente a ser alimentado com leite materno, ou seja, toma um suplemento de leite de fórmula, precisará também de água. Se o bebé é alimentado exclusivamente a leite de fórmula, evidentemente que necessitará igualmente de água.
No entanto, os bebés alimentados exclusivamente com leite materno não precisam de água suplementar. O leite materno é um alimento completo nos primeiros meses de vida e já contém toda a água que o bebé necessita. Nestes casos, os bebés apenas necessitarão de água a partir do momento em que iniciam a diversificação alimentar.
Que quantidade de água precisam os bebés e as crianças?
Valores de referência até à idade adulta
A quantidade de água que o bebé necessita deve ser calculada segundo o seu peso.
Os valores apresentados em seguida, para a ingestão diária de água ou outras bebidas líquidas, como o leite, incluindo também os alimentos sólidos, são apenas de referência. Estes valores poderão variar consoante o peso, estado de saúde e outros fatores.
- 0 – 6 meses: 700 ml/dia. Os bebés alimentados exclusivamente com leite materno não precisam de outros líquidos uma vez que o leite fornece a quantidade necessária para uma hidratação otimizada.
- 6 – 12 meses: 800 ml/dia
- 2 – 3 anos: 1300 ml/dia
- 4 – 8 anos: 1700 ml/dia
- 9 – 13 anos: 2100 ml/dia (rapariga); 2400 ml/dia (rapaz)
- 14 – 18 anos: 2300 ml/dia (rapariga); 3300 ml/dia (rapaz)
- Adultos: 2700 ml/dia (mulher); 3700 ml/dia (homem)
Os valores mais adequados para cada pessoa variam segundo vários fatores como a idade, peso, sexo, doença acompanhada de febre, vómitos ou diarreia, nível de atividade física, temperatura ambiente, entre outros.
As crianças devem beber água ao longo do dia. As quantidades de água diárias podem incluir outros tipos de fluídos como sopa, sumos, leite, chá, iogurte e outros.
Quando o bebé começa a necessitar de fluídos, é importante que lhe ofereça simplesmente água, para que se habitue a um líquido que não tem cor, nem sabor, mas também não contém açúcar e outros ingredientes prejudiciais à saúde.
Quantidade certa de água de acordo com a idade do bebé
Alguns especialistas consideram que a quantidade de água diária a oferecer ao bebé deve ser calculada de acordo com a sua idade. As quantidades, serão, assim as seguintes de acordo com esse critério:
Até aos 6 meses de idade
A necessidade de água para bebés saudáveis até aos 6 meses de idade, diariamente é de cerca de 700 ml.
Os bebés que são alimentados exclusivamente com leite materno até aos 6 meses de idade não precisam de água. Como referimos acima, isto deve-se ao facto de o leite materno ser constituído por 88% de água e ser o único alimento que o bebé necessita até essa idade.
Contudo, os bebés alimentados com leite materno e um suplemento de leite de fórmula já necessitam de uma quantidade adicional de água, dependendo da percentagem de leite de fórmula da sua alimentação.
Nos bebés que se alimentam exclusivamente de leite de fórmula, a necessidade diária de um suplemento de água poderá ser entre os 100 e os 200 ml de água por dia aproximadamente.
Dos 7 aos 12 meses de idade
A partir dos 7 meses de idade, com o início da diversificação alimentar, a necessidade de água do bebé aumenta para cerca de 800 ml de água por dia. Desta quantidade, cerca de 600 ml devem ser constituídos por líquidos como água, leite, iogurte, etc.
De 1 a 3 anos de idade
Os bebés saudáveis entre 1 e 3 anos de idade necessitam de cerca de 1,3 litros de água diários. No entanto, esta quantidade terá que ser mais elevada no caso de o bebé apresentar desidratação por diarreia, vómitos ou outro problema de saúde porque necessita de repor os níveis de água perdida.
Assim, em caso de vómitos, diarreia e febre é importante aumentar a quantidade de líquidos oferecidos ao bebé. Para calcular a quantidade aproximada de água a oferecer, deverá estar atento à quantidade de líquidos perdidos através dos vómitos, diarreia e suor.
No verão, devido ao calor e consequente perda de água através do suor, deve aumentar a quantidade de água que normalmente oferece ao bebé. Assim, irá compensar a perda de água através do suor e evitar a desidratação. Para isso, mesmo que a criança não o peça, ofereça-lhe água, chá ou sumo natural ao longo do dia, várias vezes ao dia.