É muito comum ouvirmos falar em bebés que tomam suplemento. O que é o “suplemento”? Em que situações está indicado? Saiba tudo neste artigo.
Suplemento ou fórmula para bebé
O que é?
O “suplemento” é o nome dado à fórmula para lactentes que complementa o leite materno. Ou seja, para além de mamar, o bebé toma ainda uma fórmula.
Quando oferecer o suplemento ao bebé?
A fórmula deve ser dada depois do leite materno (depois do bebé mamar) e não antes.
Se o bebé mama pouco ou chora depois de mamar, devo dar o suplemento?
A primeira coisa a reter é que a fórmula só deve ser introduzido por indicação médica. Nunca introduza um leite para lactentes (como suplemento ou integralmente), nem desista da amamentação só porque acha que o seu bebé mama pouco.
Na grande maioria dos casos, o facto do bebé mamar pouco está relacionado com a posição em que coloca o bebé, com a pega que o bebé faz ou mesmo com questões psicológicas e emocionais (como ansiedade e stress).
Por este motivo deve sempre consultar profissionais especializados que o ajudarão a viver esta fase com a tranquilidade necessária.
Em que casos se pode aconselhar o suplemento?
1. Diminuição transitória da produção de leite
Geralmente recorre-se ao suplemento quando existe uma diminuição transitória na produção de leite. Esta diminuição pode ser por doença temporária da mãe ou por doença do bebé.
Quase sempre, após um curto período de tempo, a produção de leite materno aumenta, não sendo necessário continuar a recorrer ao suplemento. Por este mesmo motivo é sempre aconselhada a manutenção da amamentação.
2. Insuficiente desenvolvimento ponderal
Nos casos em que exista um desenvolvimento ponderal insuficiente – quando o peso do bebé está abaixo da média para a sua idade – (e só nesses casos) ou algum problema de saúde associado, poderá ser aconselhado o reforço do aleitamento materno.
3. Subida do leite tardia
Existem ainda casos de mulheres cuja subida do leite é muito tardia (por exemplo, depois de partos não naturais com complicações) condicionando a composição do leite.
Contudo, mesmo nessas situações deve ser avaliada a evolução do bebé antes da sua introdução na dieta do bebé.