Sabia que uma fralda descartável demora entre 400 a 500 anos a decompor-se? Estes números assustam e, por isso, há cada vez mais famílias a optar por fraldas reutilizáveis – para além do fator económico.
Quando soube que estava grávida da sua filha, Vera Pereira quis experimentar estas fraldas mais ecológicas e rapidamente percebeu que “não era, de todo, tão complicado quanto parecia”. Com vontade de divulgar as fraldas reutilizáveis – por apresentarem inúmeros benefícios e porque muitas famílias ainda não conheciam esta opção – deu vida ao projeto Little Green Zebra.
“Queríamos muito que, pelo menos, as pessoas soubessem da sua existência e desmistificar a crença de que são um retrocesso. Pelo contrário, as fraldas reutilizáveis são o nosso futuro: diminuem a pegada ecológica, representam uma economia significativa e evitam o contacto permanente da pele do bebé com os químicos das descartáveis”, explica.
Estima-se que cada bebé gaste, até ao desfralde, mais de 7000 fraldas descartáveis, que vão acabar num aterro.
A Little Green Zebra apresenta várias marcas de fraldas reutilizáveis, com diferentes modelos e características, de alta qualidade, para que cada família encontre a melhor opção para si e para o seu bebé.
“Temos desde sistemas mais económicos aos mais práticos e um pouco mais dispendiosos, fraldas de diferentes materiais e tamanhos. Recentemente lançámos artigos da nossa marca própria: começamos pelos absorventes, essenciais na utilização de fraldas reutilizáveis, dando sempre prioridade a fibras naturais e de alta absorção”, acrescenta Vera.
No site, é possível encontrar diferentes tipologias de fraldas:
Sistemas de 1 passo
- Na muda da fralda, é colocada uma só peça no bebé;
- As partes impermeável e absorvente estão juntas – através de molas, de absorventes dentro do bolso da fralda ou costuradas uma à outra;
- Uma opção muito prática para o dia a dia;
- Exemplos: Fraldas de Bolso, Fraldas Tudo em Um (AIO), Fraldas Tudo em Dois (AI2).
Sistemas de 2 passos
- Capa impermeável e núcleo absorvente: as partes impermeável e absorvente estão separadas uma da outra;
- Associados a sistemas mais económicos – as capas podem ser utilizadas algumas vezes sem lavagem, trocando só a parte absorvente;
- Exemplos: Capa impermeável + Fralda Ajustada/Fralda Plana/Fralda Pré Plana/Pré Dobrada.
E para quem quer começar a utilizar fraldas reutilizáveis logo desde o nascimento do bebé, a Little Green Zebra disponibiliza o kit “Quero começar” para ajudar os pais a encontrar a melhor solução.
6 razões para usar fraldas reutilizáveis
- Sustentabilidade: As fraldas reutilizáveis geram muito menos lixo e desperdício do que as descartáveis;
- Economia: Podem ser utilizadas várias vezes e por mais do que um bebé – economia a longo prazo;
- Menos químicos: O bebé não fica em contacto com os químicos presentes nas descartáveis;
- Menos irritações: Causam menos irritação na pele sensível do bebé;
- Menos preocupações: Em casa ou em viagens, não tem que se preocupar em comprar fraldas;
- Mais conforto: As fraldas reutilizáveis deixam a pele do bebé respirar.
O mais importante é ter acesso a informação. “Antes de comprar e experimentar, o melhor é ler, investigar, tirar dúvidas.” Depois, escolher algumas fraldas, experimentar e tentar perceber que fraldas mais gostam e que melhor funcionam para o bebé e para família. E só depois fazer um investimento maior, num stock completo. Cada bebé e cada família são únicos, por isso, há que selecionar as fraldas que vão ao encontro das expectativas de cada um.
Consulte o E-book da Little Green Zebra para ter acesso a toda a informação sobre as fraldas reutilizáveis.