O uso de fraldas descartáveis tem um impacto significativo no ambiente e na carteira das famílias. Por isso, as fraldas reutilizáveis já são uma realidade para muitos pais e cuidadores que, cada vez mais, optam por soluções mais sustentáveis, do ponto de vista ambiental e económico.
No entanto, os modelos de tamanho único apresentam um mecanismo convencional de encurtar a altura da fralda através de molas de pressão na zona entre as pernas, para se adaptar a bebés menores. Este mecanismo acaba por estar na origem de algum desconforto nos bebés e, em alguns casos, gerar fugas. Paralelamente, muitas das fraldas classificadas como ecológicas são produzidas com base em processos poluidores para o meio ambiente.
Com isto em mente, Inês Correia, mãe de duas crianças e engenheira do ambiente, estudou o que falhava com os designs existentes e resolveu desenvolver um novo sistema de ajuste patenteado para moldar-se confortavelmente desde recém-nascido ao desfralde.
Durante mais de um ano, desenhei, cortei, costurei e testei mais de 30 protótipos nas minhas filhas
Inês Correia, fundadora da Pico Tango
até estar completamente satisfeita em todos os aspetos – absorção, ajuste, conforto, durabilidade e praticidade na hora de trocar e lavar.
Uma solução prática e confortável
A Pico Tango, chega, assim, ao mercado para ajudar os pais a terem fraldas eficazes, duráveis e sustentáveis. As fraldas Pico Tango “Tudo-em-Um” são colocada num só passo, poupando tempo aos pais no mudar-lavar-secar-dobrar, pois acaba por ser uma única peça e garante mudas bastante higiénicas.
Destacam-se pela sua composição à base de materiais ultra-suaves e hipoalergénicos e pelo conforto, sem deixar marcas de pressão na pele do bebé. Contém uma dupla barreira anti-fugas e um mecanismo super absorvente extra para máxima absorção à frente.
E se estiver em viagem? É só ter um saco impermeável à mão para poder colocar as fraldas sujas. A marca desenvolveu os sacos transportadores, resistentes á água, com bolso de separar fraldas limpas das sujas. Quando chegar a casa, basta colocar as fraldas sujas na máquina, juntamente com o saco.
Fraldas produzidas eticamente em Portugal e de forma sustentável
A marca acredita que “os pais e mães merecem transparência e o melhor para os seus bebés” e, por isso, rompe com o modelo de produção convencional ao trabalhar com “materiais realmente
sustentáveis: na sua origem, no processo de transformação, na utilização e no fim de ciclo de vida”, refere Inês. “Deste modo, os pais praticam diretamente a economia circular no seu dia-a-dia, e de
uma forma muito carinhosa: enquanto cuidam do seu bebé”.
Para as capas das fraldas, dos sacos transportadores e muda-fraldas, a Pico Tango utiliza 100% fios de poliéster certificados pela Seaqual, entidade que certifica o plástico marinho reciclado”. No absorvente, é usado Tencel™, uma fibra proveniente do eucalipto cultivado em plantações geridas de forma sustentável e certificadas) e algodão orgânico.
Porque escolher as fraldas Pico Tango?
1. Poupança no orçamento familiar
Sabia que as fraldas descartáveis custam uma média de 2,000€ por criança até à idade do desfralde? Ao adquirir um conjunto de 24 fraldas Pico Tango (mais os custos de lavagem durante dois anos e meio), está a optar por uma opção três vezes mais económica do que as fraldas descartáveis.
2. Opção prática e eficaz
As fraldas Pico Tango são uma solução eficaz contra fugas, devido à dupla barreira elástica dos absorventes, indicado para a noite, sestas e viagens longas. O mecanismo de ajuste personalizado permite usar mais eficazmente desde recém nascido até à idade do desfralde. O reforço de absorvente extra à frente é ideal para os bebés mais crescidos.
3. Saúde do bebé
As fraldas descartáveis contêm ingredientes que podem incluir materiais tóxicos que podem desencadear alergias na pele sensível das crianças. As fraldas Pico Tango são desenvolvidas com materiais naturalmente hipoalergénicos, representando uma alternativa segura e responsável para a saúde do seu filho.
4. Solução amiga do ambiente
Menos resíduos
As fraldas descartáveis demoram centenas de anos a decompor-se. Considerando 6 mudas de fralda diárias como o mínimo realístico na comunidade europeia (um recém-nascido pode usar até 12 mudas por dia!), isto equivale a 180 fraldas por mês, e 5400 fraldas até 2.5 anos de idade – ou seja, mais de 1 tonelada de lixo não reciclável.
Menos emissões de CO2
As fraldas descartáveis resultam numa pegada de carbono aproximada em 550 kg de CO2
ao longo dos dois anos e meio em que uma criança tipicamente as usa. Mudar para reutilizáveis
resulta numa redução em 40%, equivalente a 220 kg de CO2!
*Esta redução é possível ao lavar as fraldas na máquina com a carga cheia até 60°C, secar no estendal e reusando-as num segundo bebé.
Oceanos mais limpos
A poluição marítima é uma das maiores ameaças à saúde do nosso planeta. Por cada quilo de fio SEAQUAL® usado nas fraldas Pico Tango, 1 quilo de lixo marinho foi retirado do Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo.
Menos uso de terra de cultivo
Fraldas descartáveis requerem 20 vezes mais terra de cultivo para a produção de matéria-prima e
requerem 3 vezes mais energia do que a versão reutilizável.
Menos dependência de combustíveis fósseis
São necessários mais de 1500 litros de crude para produzir fraldas descartáveis suficientes para um
bebé até à idade de desfralde (2.5 anos).
Ainda com dúvidas? Consulte as FAQs no site da Pico Tango.