Como fica o corpo da mulher depois da gravidez? A gestação implica muitas mudanças mas, em que medida gerar um bebé muda o corpo da mulher?
Há alterações inerentes à gravidez que desaparecem depois do bebé nascer? Sim, muitas mudanças são normais e revertem após o parto.
Outras podem ser atenuadas ou mesmo evitadas com os cuidados certos durante a gravidez: controlo do peso, alimentação cuidada, boa hidratação da pele e um plano de exercício físico adequado à mulher podem ser decisivos nas formas corporais do pós parto.
Também é importante salientar que cada mulher reage de forma diferente às alterações provocadas pela gestação. Lembre-se que o seu corpo também precisa de tempo para normalizar. Por isso, é necessário atuar preventivamente durante a gravidez, evitar estereótipos e comparações, ter paciência nos primeiros meses e, acima de tudo, usufruir do bebé.
Corpo depois da gravidez: o que muda
Ganho de peso
Muitas mulheres ganham mais peso do que o recomendado durante a gestação. Esse peso extra pode demorar muito tempo e trabalho para ser perdido.
A recomendação sobre o ganho de peso na gestação varia consoante o Índice de Massa Corporal (IMC) avaliado na primeira consulta de vigilância da gravidez e o número de bebés.
A gravidez não é sinónimo de comer por dois, ou três. Numa mulher com peso normal antes de engravidar, recomenda-se um ganho de 11,5 kg a 16 kg no total.
As necessidades energéticas no 1º trimestre são reduzidas (muitas mulheres que sofrem de enjoos e vómito excessivo podem mesmo perder peso) e, por isso, a mulher deve ganhar entre 0,5 a 2kg nos 3 meses.
Forma do peito
Quando parar de amamentar, o seu peito vai retomar ao tamanho e formato anteriores à gravidez. Pode, no entanto, ficar mais flácido. Atividades como a natação podem fortalecer os músculos da zona do peito de forma a sua aparência.
Como em muitos outros aspetos, a prevenção é o melhor remédio. Apesar de a gestação durar, em média, 40 semanas, o seu peito começa a preparar-se muito cedo para a amamentação. Por isso, os seios crescerão gradualmente ao longo da gravidez. Invista em bons soutiens que proporcionem suporte adequado e conforto.
Perdas urinárias
Durante a gravidez, a alteração hormonal, o relaxamento muscular, o peso exercido pelo bebé nos seus órgãos internos e o parto podem provocar alterações na zona do períneo. Uma das consequências são as perdas de urina.
Para prevenir a incontinência urinária, deve realizar os exercícios de Kegel antes e após o parto para reforçar os músculos do pavimento pélvico, responsáveis pelo suporte dos órgãos pélvicos e pelo controlo da micção.
Mudanças na pele
Estrias
O inevitável aumento de peso e o crescimento da barriga durante a gravidez favorecem o aparecimento de estrias na gravidez que, depois de aparecerem, dificilmente desaparecerão.
A melhor solução é prevenir. Utilize regularmente óleos cosméticos e/ou cremes gordos que contribuem ativamente para a prevenção do aparecimento de estrias. Com as mãos bem abertas, realize massagens circulares, suavemente, nas zonas mais frágeis (peito, abdómen, ancas).
Beber muita água e controlar o aumento do peso são formas recomendadas para evitar as estrias e manter uma boa elasticidade da pele.
Manchas na pele
As alterações da pigmentação da pele (melasma ou cloasma) são muito comuns, particularmente nas mulheres de raça negra e podem surgir logo no 1º trimestre.
A hiperpigmentação aparece, sobretudo, nas aréolas mamárias, axilas, face interna das coxas e períneo. Apesar de frequentes, estas alterações da pigmentação tendem a desaparecer naturalmente após o parto com a regularização da produção hormonal.
A linha escura que atravessa a sua barriga na vertical (linea nigra) também se irá desvanecer gradualmente.
Oleosidade da pele
As alterações hormonais da gravidez aumentam a longevidade do cabelo por isso, é normal que comece a notar alguma queda depois do parto. O excesso de oleosidade na pele e no cabelo também irá desaparecer nos primeiros meses à medida que a produção hormonal regulariza.
Ao longo do 3º trimestre, a produção sebácea aumenta podendo provocar o desenvolvimento de borbulhas na face e mesmo acne.
Também pode notar um crescimento anormal de pêlos na face e nos braços (hirsutismo). Estes tendem a desaparecer nos primeiros 6 meses após o parto e não necessitam de tratamento específico.
Alterações do cabelo
Durante a gravidez, o aumento da produção hormonal deixa o cabelo mais forte e brilhante. O cabelo cai menos e, por isso, fica mais volumoso e cheio.
No pós-parto, pode notar uma queda acentuada de cabelo. É normal e deve-se às alterações hormonais, ao stress provocado pelo parto mas também a algum desequilíbrio alimentar. Saiba como lidar com a queda do cabelo no pós-parto.
Consulta do puerpério
Antes de ter alta do hospital / maternidade, será marcada uma consulta, a denominada consulta do puerpério. Esta realiza-se entre a 4ª / 6ª semana após o parto e tem como objetivo avaliar a forma como o seu corpo recuperou depois do parto e prepará-la para viver esta nova fase de forma segura e saudável.
Quando procurar ajuda médica
Alguns sintomas devem ser considerados como sinais de alarme e comunicados ao seu médico: dor nos pontos, sinais de infeção nas suturas (parto normal ou cesariana), melancolia persistente e desinteresse pelos cuidados ao bebé, seios doridos (ingurgitamento mamário), dificuldades em amamentar, desconforto durante as relações sexuais.