Existe o antes e o depois. Antes de os filhos surgirem na vida de um casal, as rotinas serão provavelmente descontraídas, se não há vontade de cozinhar porque simplesmente deu a preguiça, uma taça de cereais faz a festa, ou o que quer que seja o resultado de um assalto ao frigorífico, e quando é altura de ir para o quarto…a imaginação é o limite.
Com o depois, tudo se complica. As primeiras semanas após o nascimento do bebé são estonteantes, para não dizer esgotantes. Tudo gira à volta daquela trouxinha deliciosa e minúscula, para a qual não nos cansamos de olhar.
As novas rotinas impõem-se. Mama, fralda, embalar, cozinhar, limpar, mais mama, banho, fralda, embalar até adormecer…. quando é altura de ir para o quarto, a única coisa que deseja é…
despir toda a sua roupa e…
… relaxar num longo banho, ir para a cama e acariciar…
…a sua querida almofada, “aterrar” em segundos e dormir profundamente até tocar o despertador ou o bebé a acordar.
E o seu companheiro? Se é um pai envolvido, estará provavelmente igualmente exausto e sentirá também uma vontade irresistível de abraçar…a almofada.
Será normal? Será que é o início do fim?
Claro que não!
A chegada de um bebé é obviamente uma enorme fonte de alegria. Contudo a adaptação à vida a três (ou a quatro), implica forçosamente uma nova dinâmica e provavelmente muitas mudanças.
As exigências impostas pelos novos papéis de pai e mãe poderão, numa fase inicial, empurrar a relação do casal para segundo plano. Isto inclui a vida sexual.
Por vezes, há aquela noite em que tudo corre bem, o bebé adormece rapidamente, ainda não é muito tarde, abre-se uma garrafa de vinho e põe-se música de fundo. Ambos começam a sentir-se relaxados, mas de repente… o bebé acorda e chora. É confortado e volta adormecer. Desperta de novo. É confortado de novo. Mas entretanto o momento passou e agora ambos se sentem exaustos e só querem dormir.
É perfeitamente natural. Com o tempo, os momentos especiais a dois voltarão. A adaptação às novas rotinas tornará tudo mais fácil.
Entretanto, não se esqueça então que:
- As primeiras semanas são as mais difíceis: a recuperação do parto, a adaptação a novas rotinas e mesmo tentar conhecer o bebé, adivinhar o que necessita, podem ser esgotantes;
- Procure dormir sempre que o bebé dorme para recuperar o sono. Lembre-se que a falta de sono causa irritabilidade, depressão pós-parto e exaustão;
- A casa está toda suja e desarrumada? Paciência; O bem-estar do bebé e da família são as prioridades;
- Não fique fechada dentro de casa. Saia com o bebé, a três e mesmo sozinha quando possível para poder recarregar baterias;
- Sempre que possível, reservem algum tempo a dois, mesmo que sejam apenas alguns minutos; se tiver uma boa rede familiar, será uma ótima ideia saírem a dois de vez em quando e deixar o bebé com alguém de confiança;
- Lembre-se que tudo fica mais fácil a cada novo dia que passa;
- As primeiras semanas após o nascimento de um bebé são uma aprendizagem e crescimento em conjunto que irá perpetuar-se;
- Os novos pais continuam a ser as mesmas pessoas e com o mesmo amor …agora a três (ou a quatro…).