Nos primeiros dias após o parto, é muito provável que se sinta cansada, feliz, triste, com medo, com muitas dúvidas, ansiosa, frustrada…
Também pode ter alguma dificuldade em aceitar o seu novo corpo, em lidar com as dores e desconfortos físicos, dormir mal e ter dificuldades na amamentação.
O primeiro mês de vida do bebé é extremamente exigente para a mãe e, por isso mesmo, deve focar-se em si e no seu bebé.
O que irá acontecer nos primeiros dias pós-parto?
Adaptação psicológica à nova condição
Um a 2 dias pós-parto, é possível que se sinta dependente, cansada, irritada, com falta de sono e apetite. Alguns dias mais tarde, já se adaptou à nova situação e sentir-se-á muito mais segura no seu papel de mãe.
Levantar-se pela primeira vez depois do parto
Quando se levantar a primeira vez após o parto pode sentir tonturas e, por isso, há maior risco de queda provocado pelas alterações fisiológicas no decurso do parto. Assim, deve pedir ajuda para se levantar e fazê-lo lentamente, à medida das suas possibilidades.
Cuidados a ter com o peito na amentação
Por volta do 3º dia de puerpério inicia-se a produção de leite. Até lá, o seu peito produz uma substância designada colostro. Apesar de produzido em pequena quantidade, tem todos os nutrientes de que o bebé necessita. À medida que o bebé mama, a quantidade de leite produzido aumenta. Cuidados a ter:
- Mantenha a mama seca e utilize um soutien adequado à amamentação;
- Mantenha os mamilos sempre secos;
- Coloque um pouco de colostro/leite no final das mamadas e deixe secar (ajuda a hidrata e a proteger o mamilo);
- Se, necessário utilize arejadores de mamilos.
Involução uterina
Depois da expulsão da placenta, na 3ª e última fase do parto, as contrações uterinas prosseguem para que o útero se mantenha firme e volte ao tamanho normal. Este processo dura mais ou menos 10 dias.
Durante a amamentação é natural que sinta dor abdominal/contrações uterinas pois ao amamentar, o reflexo de sucção do bebé promove a estimulação da ocitocina, hormona que ira desencadear as contrações uterinas.
Fluxo de sangue via vaginal (lóquios)
Os lóquios são uma secreção uterina durante as primeiras 3 semanas após o parto, que vai sofrendo alterações ao longo do tempo.
Aparecem nos primeiros 2/3 dias após o parto e são vermelho-escuro. Por volta do 10º dia à terceira semana tornam-se incolores ou amarelados.
Urinar
É natural que sinta algum desconforto e receio em urinar no pós-parto mas deve fazê-lo porque o alongamento da bexiga dificulta as contrações uterinas, aumentando o risco de hemorragia.
Nos primeiros 3 meses após o parto pode perder urina involuntariamente (incontinência urinária) devido à pouca força muscular da bexiga. Não se preocupe. Na grande maioria dos casos é uma situação transitória. É muito importante que continue a praticar os exercícios de Kegel no pós-parto para estimular a tonicidade muscular da zona do períneo.
Função intestinal
O funcionamento intestinal normaliza ao fim de uma a duas semanas. É frequente ocorrer prisão de ventre devido ao medo da dor perineal e hemorroidas.
Aumente a ingestão de líquidos, sobretudo, água e inclua alimentos ricos em fibras na sua alimentação diária. Fazer caminhadas ou praticar exercício físico também ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.
Hemorróides
São veias dilatadas do canal anal que podem ser internas ou externas, dolorosas e que podem sangrar ou não. Podem surgir durante a gravidez ou resultam dos esforços expulsivos durante o parto.
- Aplique gelo, devidamente protegido durante alguns minutos e várias vezes ao dia;
- Alterne a aplicação de água fria e água morna localmente;
- Quando estiver sentada, utilize uma boia;
- Procure ir à casa de banho regularmente.
Sutura da ferida perineal
Durante o parto, pode ser realizado um corte na região muscular entre a vagina e ânus para facilitar a saída do bebé. Nas primeiras horas após o parto pode ter dor e edema do períneo.
- Mantenha a zona o mais limpa e seca possível pois a ferida cirúrgica encontra-se em fase de cicatrização;
- Mude oo penso higiénico sempre que for à casa de banho;
- Evite sentar-se sob a ferida cirúrgica, utilizar uma boia;
- Aplique gelo, devidamente protegido durante alguns minutos e várias vezes ao dia.
Ferida cirúrgica abdominal
Se o seu bebé nascer por cesariana, é realizada uma incisão abdominal para retirar o bebé.
- Quando regressar a casa deve manter o penso impermeável que reveste a ferida;
- Deve manter a zona abdominal limpa e seca;
- Evite fazer esforços pois a ferida encontra-se em fase de cicatrização. A sutura da pele normalmente cicatriza ao fim de uma semana e a incisão uterina mais ou menos 6 semanas;
- Usar uma cinta pós-parto pode ajudar a diminuir o desconforto.
No momento da alta será informada sobre quando deve dirigir-se ao Centro de Saúde para remover os pontos/agrafos da sutura.
Reiniciar as relações sexuais
O casal deve reiniciar a sua atividade sexual quando se sentir preparado. É importante discutir os efeitos físicos e psicológicos que o parto pode ter no ato sexual com o médico/parteira que o acompanhou.
Muitas mulheres receiam que o parto altere a estrutura vaginal e que isso afaste o companheiro ou que sintam menos prazer no ato sexual mas, na maioria dos casos, é uma situação transitória.
A primeira menstruação pode surgir entre a 6 e a 8 semana pós parto nas mulheres que não amamentam; nas que amamentam é imprevisível pelo que devem utilizar contraceção adequada.