As primeiras semanas pós-parto são particularmente sensíveis e exigentes. Este período de tempo é essencial para que a mulher consiga recuperar a força e a vitalidade. Ao mesmo tempo outras preocupações povoam a sua cabeça: satisfazer as necessidades do bebé com competência, apoiar outros filhos, incluir o pai na nova dinâmica familiar, … Preparar-se para o pós-parto antes do nascimento irá ajudá-la a fazer uma transição suave da gravidez para a parentalidade e a viver esta nova fase com a serenidade que merece.
Considera-se pós-parto, quarto trimestre da gravidez ou puerpério, o período que decorre desde a expulsão da placenta (a última fase do trabalho de parto) até 6 a 8 semanas após o parto. Outra definição considera que este período se prolonga por 9 meses e uma outra, até aos 2 anos, idade recomendada para desmamar o bebé.
Preparar-se para o pós-parto antes do nascimento
Na fase do pós-parto, o seu corpo sofre uma série de alterações com o objetivo de retornar ao estado anterior à gestação. Comummente, este período é marcado pela consulta de revisão do pós-parto, realizada 6 semanas após o nascimento por parto normal ou, entre os 8-10 dias após a alta hospitalar, no caso de cesariana.
Preparar-se para o pós-parto antes do parto é fundamental para que possa viver as primeiras semanas pós-parto com calma e serenidade. Para si, abrandar o ritmo e deixar-se mimar é extremamente importante para que recupere como precisa. Sem tensões ou pressão para fazer tudo o que fazia antes do seu bebé nascer.
O seu corpo vai pedir repouso, uma alimentação nutritiva, amor, carinho, apoio e tempo. O seu corpo e o seu espírito precisam de tempo para processar tudo o que acabou de acontecer e voltar a encontrar o ponto de equilíbrio. Este, irá ajudá-la a concentrar-se no que mais a preocupa no imediato: os cuidados a prestar ao seu bebé.
Como preparar-se para o pós-parto?
Na nossa cultura, ao contrário da chinesa ou da indiana, o período pós-parto não é especialmente honrado. Apesar da importância médica reconhecida a esta fase, as mulheres podem sentir-se assoberbadas emocional e fisicamente pela quantidade de tarefas e responsabilidades que precisam de continuar a assegurar. Assim, cabe-lhe a si a importante tarefa de se preparar para o pós-parto antecipadamente.
Definir um plano de ação para o pós-parto
Abaixo encontra algumas sugestões que a podem ajudar a definir o seu próprio plano de recuperação e a pensar na forma como se quer organizar. Objetivo? Não sair desta experiência esgotada mas antes com tempo e com cabeça para ser a mãe que deseja.
- Ouça o seu corpo e respeite as suas necessidades;
- Abrande para um ritmo mais lento;
- Ajuste as suas expectativas (vai sentir que não faz mais nada a não ser mudar fraldas e dar de mamar, mas é mesmo assim);
- Saboreie a experiência de estar dedicada ao seu bebé e à sua recuperação;
- Defina prioridades e deixe de pensar nos aspetos superficiais da sua vida;
- Peça ajuda (à sua mãe, à sua sogra, a uma tia, a uma irmã ou a uma amiga mais disponível);
- Estabeleça regras para os amigos e familiares (horas de visitas, nível de privacidade para amamentar, o seu tempo de descanso, plano para acordares noturnos do bebé);
- Crie uma rede de apoio (uma lavandaria que vá buscar e levar a roupa a casa; um restaurante take away de confiança a quem possa encomendar as refeições; alargar o horário da empregada doméstica nos 3 primeiros meses, etc.);
- Se tem outro(s) filho(s) pondere a possibilidade de ele(s) passar(em) os primeiros dias em casa dos avós.
Preparar-se para o nascimento do seu bebé
Antes do seu bebé nascer, nas semanas finais da gravidez, aproveite para armazenar energia e bem-estar:
- Dê passeios na natureza (que a ajudam a relaxar mas, também, a preparar o seu corpo para o trabalho de parto);
- Durma as horas necessárias para se sentir recuperada;
- Pratique a respiração num ambiente tranquilo;
- Relaxe profundamente: com uma massagem; deitando-se no chão com as pernas elevadas contra a parede ou em posição fetal; com um alongamento suave; sonhando acordada);
- Alimente-se bem;
- Permita-se uma pausa para descansar sempre que sentir uma queda de energia;
- Dedique-se a tarefas que lhe dão prazer mas para as quais não tem muito tempo como bordar, ler ou, simplesmente, não fazer nada;
- Cuide de si: vá à depilação, ao cabeleireiro, mime os seus pés, …
- Faça tudo com tempo, ao seu ritmo.
Se trabalha, procure iniciar a licença parental algumas semanas antes da data prevista para o parto. Claro que isto tem o reverso da medalha. Provavelmente, irá precisar de voltar ao trabalho mais cedo. Mas este tempo de preparação, de desaceleramento e de reequilíbrio são fundamentais para o esforço do parto e para a sua recuperação no pós-parto.
Conheça as fases do leite materno e os sinais de alerta no pós-parto que não deve ignorar.