O bebé nasce com reflexos que desaparecem nos primeiros meses de vida
Verdade. Os bebés nascem com uma série de reflexos que se desenvolvem ainda no ventre, à medida que os sentidos do feto se desenvolvem e interage com o mundo intra uterino. Abre e fecha os olhos, chupa o dedo, protege-se dos clarões de luz, …
Alguns destes estímulos desaparecem nos primeiros meses de vida quando o bebé desenvolve outras competência para fazer face às suas necessidades de sobrevivência e de adaptação ao mundo exterior.
O bebé deve dormir de lado para evitar o refluxo
Mito. O bebé deve ser colocado de barriga para cima quando for dormir, posição que lhe permite respirar o ar ambiente normalmente; em caso de febre pode facilmente libertar-se da roupa que o cobre, não correndo o risco de se sufocar.
No berço, não usar almofadas, cobertores, edredões pesados ou mantas com pêlo ou acolchoados que possam cobrir a cabeça e sufocar o bebé. Não colocar brinquedos, bonecos e os “amigos” de peluche.
O uso de faixa umbilical ajuda a proteger e a cicatrizar a ferida umbilical
Mito. As faixas utilizadas no passado são atualmente contra indicadas. O cordão umbilical deve ser limpo com uma compressa de gaze esterilizada embebida em álcool a 70% vol (sem cetrimida) após cada muda de fralda (pelo menos 3 vezes/dia) e até 72 horas após a sua queda ou até ao 10º dia de vida.
Os bebés sentem mais frio do que os adultos
Mito. O bebé deve ser vestido com a mesma quantidade de roupa do adulto pois tudo depende da temperatura ambiente. Contudo, convém lembrar que as mãos e os pés estão habitualmente frios, logo, para saber se está corretamente agasalhado, colocar a mão no tronco, no pescoço ou na nuca e acrescentar ou retirar os agasalhos em conformidade.
O recém-nascido pode usar perfume
Mito. O uso de perfumes e colónias, mesmo os formulados para os bebés, podem causar irritações na pele extra sensível do recém-nascido e alergias respiratórias.
Para perfumar o bebé, a colónia deve ser colocada em pequena quantidade na roupa do bebé e nunca sobre a pele.
O bebé não precisa de um produto específico para tomar banho
Mito. A pele delicada do recém-nascido exige cuidados especiais. O gel de banho dos adultos não é formulado para a pele sensível do bebé e não deve ser usado.
O bebé deve ter os seus próprios produtos, adaptados ao seu tipo de pele. Nos primeiros meses não é necessário o uso de champô. A base lavante para o corpo é adaptada à higiene do couro cabeludo.
Existe leito materno fraco
Mito. De acordo com os especialistas, não há leite materno fraco e cada mãe produz leite de qualidade e perfeitamente adaptado às necessidades nutricionais do seu bebé.
Uma alimentação saudável e variada, rica em verduras, legumes, fruta e muita água (2-3 litros por dia), garante o necessário equilíbrio entre as necessidades energéticas do organismo materno e produção de leite.
Se a mãe tiver o peito pequeno produz menos leite
Mito. Segundo os especialistas, não há relação direta entre o tamanho do peito e a produção de leite pela mãe.
Se as glândulas mamárias estiverem bem desenvolvidas, a mãe terá o leite necessário para alimentar de forma satisfatória o seu bebé.
O recém-nascido acorda várias vezes durante a noite para mamar
Verdade. Nos primeiros três meses de vida, o bebé acordará três ou mais vezes durante a noite para mamar.
O facto de o seu estômago ser pequenino, obriga a que seja alimentado várias vezes, com um intervalos de tempo reduzidos entre si.
É necessário dar palmadinhas nas costas do bebé para incentivar o arroto
Mito. Para que o bebé arrote, basta segurá-lo alguns minutos na posição vertical após cada mamada. Contudo, os bebés nem sempre arrotam depois de comer dependo da quantidade de ar que “engolem” quando mamam.