Como cortar as unhas do bebé
Alguns bebés nascem com as unhas compridas e os pais ficam com medo que se arranhe ou magoe. Para além disso, as unhas muito compridas acumulam sujidade que o bebé pode levar à boca e contrair infeções.
As unhas dos recém-nascidos são muito frágeis e finas e, por isso, alguns pediatras defendem que as unhas não devem ser cortadas antes dos 20 dias de vida porque, dada a origem cartilaginosa das unhas, há uma maior probabilidade de ficarem danificadas.
Em alguns dias, pode colocar umas luvas de algodão no bebé (existem uma luvinhas sem dedos para os recém-nascidos) para proteger as mãos e evitar que se arranhe ou magoe.
Para cortar as unhas do bebé pode utilizar:
- Uma tesoura própria para bebés, com pontas arredondadas, ou
- Uma lima especial para bebés.
A tesoura ou a lima devem ser exclusivas do bebé. Não as use em adultos ou em outras crianças.
A forma do corte das unhas do bebé
As unhas devem ser cortadas de forma reta, pressionando delicadamente o dedo do bebé para ficarem mais visíveis e assim evitar magoá-lo.
Os cantos das unhas não devem ser arredondados para evitar que a unha cresça para dentro da pele ou encrave.
Não há necessidade de cortar as unhas demasiado curtas para não sensibilizar as pontas dos dedos e evitar infeções.
Quando cortar as unhas do bebé
As unhas das mãos podem ser cortadas ou limadas pelo menos uma vez por semana, quando atingirem o tamanho suficiente para magoar o bebé, especialmente no rosto e nos olhos.
As unhas dos pés demoram o dobro do tempo a crescer pelo que não terá necessidade de as cortar com tanta frequência. Os cuidados no corte das unhas dos pés são os mesmos dos das mãos.
Nunca corte as unhas ou as peles com os dentes!
Como a maioria dos bebés não gosta de cortar as unhas, pode aproveitar para o fazer quando está a dormir ou enquanto outra pessoa segura o dedo do bebé.
Se cortar as unhas depois do banho, elas estarão mais molinhas e, por isso, será mais fácil cortá-las sem o risco de ferir a pele dos dedos do bebé.