Lua de leite refere-se ao período pós-parto em que mãe e bebé (e também o pai) se recolhem para se conhecerem melhor.
As primeiras 6 a 8 semanas pós-parto (período designado como puerpério) são extremamente exigentes, especialmente para a mãe e para o bebé.
A mãe precisa de tempo para se adaptar aos cuidados ao bebé, para treinar e estabelecer a amamentação e para se adaptar às profundas transformações hormonais, físicas e fisiológicas que marcam as primeiras semanas após o parto.
Para além disso, tem que lidar com as emoções do pós-parto, estar totalmente disponível para o bebé, enfrentar a falta de sono e dedicar atenção a outros filhos e companheiro.
O bebé, por seu turno, vê-se num mundo completamente estranho e hostil e depara-se com necessidades que não havia sentido antes. Tem fome, frio, calor, precisa do aconchego do útero, de se sentir protegido e confortado.
Apesar de estar pronto para viver de modo independente, é tão pequenino e frágil, e precisa da ajuda dos pais para satisfazer as suas necessidades mais básicas.
7 Sugestões para viver a lua de leite em pleno
1. Contacto pele-a-pele
O contacto pele-a-pele tem inúmeras vantagens para o vínculo afetivo entre mãe e bebé desde o momento do nascimento. Aconchegar o bebé junto ao corpo, dá-lhe segurança, conforto e permite à mãe acarinha o seu bebé com toda a intimidade.
2. Treinar e descomplicar para uma amamentação bem-sucedida
A amamentação deve iniciar-se logo após o parto. Algumas mães colocam os seus bebés ao peito mal acabam de nascer. As primeiras semanas de vida são essenciais para a amamentação bem-sucedida.
Mãe e bebé adaptam-se, treinam e estabelecem a amamentação do modo mais conveniente para ambos. Tenha muita calma, paciência e não desista à primeira. Se precisar de ajuda para amamentar, recorra ao seu médico.
3. Respeite as suas próprias emoções
Não seja demasiado exigente consigo. Mesmo que este não seja o seu primeiro filho, há sempre novidades e novas formas de encarar a chegada de um novo bebé.
É normal que se sinta assoberbada, que queira ter algum tempo para si, que não consiga “fazer sala” com as visitas ou que lhe apeteça estar sozinha.
Viva estes momentos sem culpa. Procure descansar sempre que o seu bebé dormir e encare cada dia com tranquilidade.
4. Amanhã será ainda melhor
Gradualmente, à medida que os dias passam, começa a conhecer cada vez melhor o seu bebé. Isso vai dar-lhe confiança para lidar com ele e tranquiliza-la porque vai sentir que consegue responder adequadamente às suas necessidades.
Siga o seu instinto, converse com o médico sobre as suas dúvidas, fuja aos palpites e passe muito tempo com o seu bebé.
5. Concentrar-se no que é realmente importante
As visitas são, sem dúvida, uma das grandes questões que se colocam ao casal após o nascimento do bebé. Deixe essa gestão para o seu companheiro. Não se sinta pressionada com horários ou responsabilidades que não incluam o seu bebé ou outros filhos.
Este tempo é só vosso, dos pais, irmãos e bebé e precisam de sossego e tranquilidade para usufruírem uns dos outros.
6. Pedir ajuda
Não tenha vergonha em pedir ajuda para as tarefas diárias. A sua prioridade é estar com o seu bebé, ajudá-lo a integrar-se na sua nova realidade e você também precisa de tempo para recuperar da gravidez, do parto e ganhar energia.
Procure organizar os primeiros tempos do pós-parto ainda antes de o bebé nascer. Se possível, contrate ajuda para não ter que se preocupar em limpar a casa ou tratar da roupa. Aproveite todos os momentos para descansar. Sempre que o seu bebé dormir, durma também pois nunca se sabe como vai correr a noite.
Guarde o número de telefone do pediatra para o caso de precisar de ajuda.
7. Contemplar
Aproveite todos os momentos para reforçar esse amor tão grande que sente pelo seu bebé. Passe tempo com ele, dê-lhe colo, faça-lhe massagens, amamente com calma, aprecie cada momento.
Por vezes, o amor acontece depois, mais tarde. É uma realidade para muitas mães. Não se sinta culpada. Mais cedo ou mais tarde, as suas emoções estabilizam e tudo entra nos eixos.
Procure envolver-se por um ambiente tranquilo, sem reboliços. Não se esqueça de si. Mime-se.