Os primeiros dias com o bebé
Os primeiros dias de vida do bebé são exigentes para ele, que passa por uma série de alterações para se agarrar à vida, e para os pais que lidam com uma mistura de emoções, por vezes, contraditórias e confusas.
Depois da chegada a casa, começam a definir-se as primeiras rotinas. As principais preocupações dos pais centram-se na alimentação (os horários, o aumento de peso, a evacuação) e no sono do bebé. Se tiverem mais filhos, existe, também, a natural preocupação de o manter por perto, amado.
Os primeiros dias são física e emocionalmente exigentes. A mãe, ainda a recuperar do parto, preocupa-se agora com o leite que “não sobe”, que não chega, que pode não ser suficientemente bom para alimentar o bebé convenientemente. O choro do bebé é um momento de ansiedade para os pais, que não sabem, ainda, o que significa.
O bebé ainda não tem capacidade para interagir. Os pais aprendem a antecipar necessidades, a interpretar os sinais que o bebé vai enviando através do choro, das manifestações de impaciência, da tranquilidade.
Ao fim de algum tempo, os pais reconhecem o choro e a necessidade subjacente. “Tem sono”, “tem fome”, “são as cólicas”. E a relação evolui gradualmente, ao mesmo tempo que o bebé cresce e se vai tornando mais autónomo, enquanto adquire a capacidade de definir, interpretar e verbalizar as suas próprias necessidades e emoções.
Este processo de aprendizagem baseia-se na compreensão das necessidades de cada um, e de todos, no afeto e no respeito pelo espaço de crescimento de todos.
A relação do casal também pode alterar-se. A relação com a família mais chegada, com os amigos, a vida social, tudo mudou de forma evidente. Para os pais inicia-se uma nova fase. A empatia com os seus próprios pais pode aumentar. A partilha de experiências para isso contribui.